Já há mais de 200 mil contas bancárias “low cost”, cinco vezes mais do que em 2017

Só no ano passado foram constituídas mais de 41 mil contas de serviços mínimos bancários, mais de metade resultando da conversão de uma conta antiga.

As contas bancárias “low cost” continuam a conquistar os portugueses, sobretudo a população mais idosa. No final do ano passado, existiam mais de 222 mil contas de serviços mínimos bancários, cinco vezes mais do que havia em 2017 (44,6 mil), de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal.

Só no ano passado foram constituídas 41.265 contas “low cost”, sendo que 59% (24.434 contas) resultaram da conversão de uma conta de depósito à ordem já existente na instituição e 41% (16.831 contas) da abertura de novas contas.

O ano de 2022 já tinha registado aberturas de contas de serviços mínimos acima das 40 mil, sobretudo por conta a chegada de imigrantes ucranianos ao país.

Por outro lado, ao longo do ano passado, foram encerradas 6.191 contas de serviços mínimos bancários, das quais 5.482 foram a pedido do cliente. Ouras 709 contas foram encerradas por iniciativa do banco, sobretudo porque o titular detinha outras contas de depósito à ordem.

Conta “low cost” disparam

Fonte: Banco de Portugal (valores acumulados)

Mais idosos aderem às contas “low cost”

De acordo com o Banco de Portugal, aumentou o peso das contas de serviços mínimos bancários constituídas por clientes com mais de 65 anos no ano passado.

Quase uma em cada quatro (37,3%) das contas “low cost” criadas no ano passado foram constituídas por pessoas com idade igual ou superior a 65 anos (30,9% em 2022).

Já os titulares com menos de 25 anos representavam 3,5% do total de contas de serviços mínimos, contra os 4,9% registados em 2022.

A conta de serviços mínimos bancários é uma conta à ordem que permite aos clientes acederem a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais a custo reduzido, incluindo depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços, débitos diretos e transferências por MBWay.

Em 2024, o custo anual dos serviços mínimos bancários não pode exceder 5,09 euros (correspondente a 1% do IAS).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já há mais de 200 mil contas bancárias “low cost”, cinco vezes mais do que em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião