Salário de Carlos Tavares subiu 56% em 2023. Gestor português ganhou 36,5 milhões de euros

Gestor português que lidera a Stellantis, fabricante de marcas como Peugeot, Fiat e Jeep, auferiu mais 56% em 2023 do que no ano anterior. Maior parte do aumento diz respeito à componente variável.

Carlos Tavares é português e lidera o grupo Stellantis Jasper Juinen/Bloomberg 29 Julho, 2015

O gestor português Carlos Tavares ganhou 36,5 milhões de euros em 2023 enquanto presidente executivo (CEO) da Stellantis, a fabricante de marcas de automóveis como Peugeot, Fiat e Jeep. Segundo escreve o Financial Times, representou um aumento de 56% em relação ao que ganhou em 2022.

Tavares recebe um salário fixo de dois milhões de euros, pelo que a maior parte do aumento da remuneração que auferiu no ano passado diz respeito à componente variável, nomeadamente, bónus pelo cumprimento de metas de longo prazo. De acordo com o jornal britânico, Tavares é um dos gestores mais bem pagos do mundo no setor automóvel.

O aumento dos rendimentos do CEO da Stellantis no ano passado ocorreu num período marcado por negociações difíceis com os sindicatos nos EUA, que exigiram aumentos salariais. Os lucros da Stellantis cresceram 11% em 2023 e atingiram 18,6 mil milhões de euros.

O salário elevado do português já provocou controvérsia no passado. Em 2022, os acionistas da Stellantis votaram contra o pacote salarial de Tavares numa votação não vinculativa. Nesse ano, o presidente francês Emmanuel Macron classificou como “chocante” a remuneração salarial do líder da Stellantis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salário de Carlos Tavares subiu 56% em 2023. Gestor português ganhou 36,5 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião