Mudanças na direção da Fundação José Neves. Carlos Oliveira de saída

José Neves vai assumir a presidência executiva da fundação que tem o seu nome, após deixar os comandos da Farfetch, e Carlos Oliveira está de saída.

Carlos Oliveira está de saída da presidência executiva da Fundação José Neves (FJN), organização que liderou desde o seu início. José Neves vai assumir a função, garantindo que a organização vai “continuar” o seu trabalho. Esta mudança surge depois da compra da Farfetch pela Coupang e da saída de José Neves do cargo de CEO da empresa que cofundou e que enfrenta um processo de reestruturação com despedimentos.

“Os destinos e a gestão da Fundação José Neves passam a ser diretamente assumidos por mim, e esta vai continuar a contribuir para transformar Portugal numa sociedade do conhecimento e a desenvolver o potencial humano dos portugueses”, afirma José Neves, citado em comunicado.

“O objetivo da Fundação José Neves é muito claro desde o seu início: contribuir para transformar Portugal numa sociedade do conhecimento e desenvolver o potencial humano dos portugueses”, diz, por seu turno, Carlos Oliveira. “Hoje, é com orgulho que vejo que a Fundação José Neves ganhou o seu lugar na sociedade e na vida dos portugueses, com uma visão diferenciada e pragmática. Uma fundação com valor acrescentado e impacto para o país”, acrescenta.

José Neves assume a liderança da fundação que lançou depois da sua saída do cargo de CEO da Farfetch, empresa de venda online de produtos de luxos que foi comprada pela sul-coreana Coupang. A nova dona da Farfetch está neste momento a operar uma forte reestruturação na empresa, que passa pelo despedimento de entre 20 a 30% dos seus trabalhadores, podendo atingir até 1.000 pessoas em Portugal.

Desde 2018, a FJN tem levado a cabo iniciativas como o programa bolsas ISA FJN — desde outubro de 2023 conta com a parceria com a Fundação Galp — que já permitiu a 420 portugueses aumentar ou requalificar as suas competências, num investimento em propinas superior a três milhões de euros, bem como iniciativas como o “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens”. Este último, lançado em janeiro de 2023, junta 101 empresas portuguesas — com um volume de negócios de 76.000 milhões de euros, dando emprego a cerca de 260.000 pessoas — que se comprometem, até 2026, a promover uma aposta efetiva no emprego e contratação jovem.

A aplicação de desenvolvimento pessoal 29K FJN, outra das iniciativas da fundação, conta com mais de 77 mil utilizadores registados, e a plataforma Brighter Future, base de dados sobre Educação, Empregabilidade e Competências, permite comparar e relacionar informações sobre cerca de 4.500 cursos e formações, mais de 1.800 profissões e mais de 1.800 competências, destaca Carlos Oliveira.

Carlos Oliveira era há cerca de seis anos presidente executivo da Fundação José NevesRicardo Castelo

Concluído este ciclo, entendo que é tempo de partir para outros desafios e abrir a porta a novos projetos, na certeza de que a Fundação José Neves está pronta para continuar a executar os objetivos definidos por José Neves, a sua missão e propósito”, diz Carlos Oliveira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mudanças na direção da Fundação José Neves. Carlos Oliveira de saída

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião