Altri vai voltar a aumentar preços da pasta de papel em março

A papeleira portuguesa vai acompanhar o aumento de preços anunciado pela brasileira Suzano. Aumento é de 80 dólares por tonelada para as encomendas para a Europa e América do Norte.

A Altri anunciou um novo aumento de preços da pasta de papel, para março. A decisão surge depois da brasileira Suzano ter anunciado uma subida dos preços de 80 dólares por tonelada nas vendas para a Europa e América do Norte, enquanto para a Ásia o aumento fixou-se em 30 dólares. Subidas que vão ser acompanhadas pela empresa portuguesa.

Com este aumento, o preço de referência para a tonelada de pasta passa para 1.300 dólares na Europa e para os 1.490 dólares na América do Norte. A Suzano, a maior produtora mundial de pasta branqueada de eucalipto (BEKP), tem vindo a aumentar os preços da pasta de papel nos últimos meses, subidas que têm sido acompanhadas pela Altri.

A Altri vai acompanhar este aumento de preços”, diz fonte oficial da Altri.

A Suzano tinha já anunciado, em fevereiro tinha um aumento idêntico, de 80 dólares, para as vendas para a Europa e América do Norte. Contudo, ao contrário do que aconteceu nos últimos dois meses, a papeleira decidiu agravar também os preços das vendas para a Ásia, segundo a Fastmarkets RISI.

A Suzano tem estado a informar os seus clientes destes aumentos, os quais justifica com inventários mais baixos em toda a cadeia de abastecimento, especialmente na Europa; a crise que está a afetar o transporte pelo Mar Vermelho e os problemas no Canal do Panamá; e sinais positivos preliminares para a procura na Ásia após o Ano Novo chinês.

Além da Altri, também a Navigator anunciou ontem o segundo aumento do preço do papel em quatro meses. A empresa vai aumentar em até 5% o preço do papel uncoated woodfree (UWF), usado na impressão e escrita, a partir de 25 de março.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altri vai voltar a aumentar preços da pasta de papel em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião