Munich Re superou lucros estimados pela terceira vez

  • Lusa
  • 27 Fevereiro 2024

Com rendibilidade dos capitais próprios de 15,7%, a resseguradora Munich ainda superou a previsão de 4.500 milhões de euros para o lucro em 2023 depois de já ter sido revista em alta.

O gigante Munich Re revelou esta terça-feira que teve um lucro de 4.590 milhões de euros em 2023, valor que ultrapassa os 4.500 milhões de euros previstos pela resseguradora alemã.

O presidente executivo da Munich Re, Joachim Wenning, afirmou que resseguradora alcançou um “desempenho sólido” em todos os segmentos de negócio.

Em 2023, o resultado líquido ajustado em conformidade com as novas normas contabilísticas foi “muito elevado” devido aos efeitos globais “muito positivos” da taxa de juro, num contexto de subida rápida dos juros, explica a Munich Re em comunicado, sublinhando que a previsão de 4.500 milhões de euros para o lucro em 2023 foi ultrapassada, depois de ter sido revista em alta pela segunda vez pelo grupo ressegurador.

O presidente executivo da Munich Re, Joachim Wenning, afirmou que o objetivo delineado para o lucro anual foi em 2023 “ultrapassado pela terceira vez consecutiva”, tendo a resseguradora alcançado também um “desempenho sólido” em todos os segmentos de negócio.

A receita global de prémios, por sua vez, ascendeu a 57.900 milhões de euros em 2023, mais 4,5% face ao ano anterior, graças ao crescimento do negócio com os resseguros e ao desempenho da Ergo, a filial que controla os seguros vida e saúde.

“Com exceção dos riscos sistémicos, como a cibersegurança e as pandemias, a nossa apetência para cobrir os riscos existenciais das pessoas e das empresas está longe de estar esgotada”, salientou o gestor.

Em 2023, a rendibilidade dos capitais próprios (RoE) da Munich Re atingiu os 15,7%, contra 20,2% no ano anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Munich Re superou lucros estimados pela terceira vez

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião