Portugal regista a maior subida do preço do azeite na União Europeia
O preço do azeite na UE disparou 50% em janeiro face ao mesmo mês de 2023. Portugal foi o país que registou o maior aumento, com uma subida de 69%, seguido pela Grécia e Espanha.
O preço do azeite na União Europeia (UE) disparou cerca de 50% em janeiro, face ao período homólogo, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat. Portugal foi o país do bloco comunitário cujo preço deste produto mais subiu, com um aumento de 69% face ao primeiro mês de 2023.
A variação está em linha com a que já tinha sido divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que indicou que o aumento do preço do azeite em território nacional foi motivado, principalmente, pela “produção extraordinariamente baixa da campanha anterior”, bem como pela “baixa acentuada dos stocks nacionais”, em resultado da maior procura, quer pelos mercados internacionais, onde Espanha se destaca como o maior produtor mundial.
Em janeiro deste ano, todos os Estados-membros reportaram uma subida dos preços do azeite. O preço deste produto subiu, em média, 49,6% em janeiro deste ano nos países da UE face ao período homólogo, contra os 47,4% registados em dezembro de 2023.
Portugal ocupa o primeiro lugar do pódio, com um aumento de 69,1% em janeiro face a janeiro de 2023, o que representa uma aceleração face à subida de 64,8% no último mês do ano passado. Seguem-se a Grécia (67,4%), Espanha (62,9%), Estónia (52,2%) e Chipre (49,2%).
Aumento do preço do azeite em janeiro:
Por outro lado, a menor subida foi registada na Roménia, ainda assim de 13%. Seguem-se a Irlanda (15,9%), os Países Baixos (17,6%), Eslováquia (18,3%) e Polónia (19,9%).
No que toca ao segundo semestre de 2023, os dados do gabinete de estatística europeu revelam que o preço do azeite disparou nesse período, com um aumento de 37% em agosto face a igual período do ano anterior. “Esta tendência acelerou em setembro (44%) e outubro (50%)”, nota ainda o Eurostat, referindo que o pico da taxa de variação anual ocorreu em novembro, com uma subida de 51% face a novembro de 2022. Já no último mês do ano passado registou-se uma pequena desaceleração, dado que os preços deste produto subiram 47% face a dezembro de 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal regista a maior subida do preço do azeite na União Europeia
{{ noCommentsLabel }}