Arranca a maior edição de sempre da BTL com nove estreias de destinos internacionais
Este ano as estrelas da feira são Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura, os Açores o destino nacional convidado e o internacional é Cabo Verde. Jordânia, Uruguai e Vietname são algumas das estreias.
Com o turismo em Portugal a bater todos os recordes, é sem surpresa que este ano se assiste à maior edição de sempre da Bolsa de Turismo de Lisboa. A maior feira de turismo do país arranca esta quarta-feira, na Feira Internacional de Lisboa, com 400 expositores, ligados a 1.400 empresas e 85 destinos internacionais, dos quais nove são estreias. A cerimónia de inauguração, tal como aconteceu nos últimos anos, vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Até dia 3 de março, as estrelas da 34.ª edição do certame serão Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura em 2024, que é a cidade convidada da BTL Cultural e o destino internacional convidado é Cabo Verde, tendo em conta que é “um destino de eleição dos turistas portugueses”, refere em comunicado a BTL. Em terras lusas, os Açores são o destino nacional convidado e Coimbra o município convidado.
Os 85 destinos vão estar representados diretamente, através dos respetivos turismos ou através de tour operadores. Entre as estreias de destinos internacionais, da Ásia conta-se a presença da Jordânia, das Seychelles e do Vietname. Da Europa destaca-se a Itália, e como destinos americanos estarão na feira a Guatemala, a Venezuela e o Uruguai, bem como o estado de Paraíba e a cidade de Aracaju no Brasil.
“As expectativas para a edição de 2024 são bastante elevadas” diz ao ECO Dália Palma, gestora da BTL, porque “conseguimos ocupar todo o espaço de exposição [os quatro pavilhões da FIL] com destinos internacionais, organizações nacionais públicas e privadas” e com “uma oferta diversificada ao nível de expositores, setores e conteúdos”.
Dália Palma sublinhou ainda a parte de hosted buyers internacionais, um programa que visa apoiar a vinda de compradores internacionais com interesse específico no destino Portugal, que este ano conta com “um total de 200 operadores internacionais”, representados por 42 mercados emissores. Um número bastante acima dos 120 hosted buyers registados em 2023 e atinge o dobro dos assinalados em 2022.
Também a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) diz ao ECO que “tudo indica que será uma excelente BTL, que vem em excelente altura do ano, do ponto de vista da dinamização das vendas antecipadas” com a feira a funcionar como “barómetro para 2024” estando previsto “um record de vendas”.
O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, adianta ainda que “apesar dos constrangimentos conhecidos como as guerras, a perda de poder de compra ou a instabilidade política, a generalidade dos operadores turísticos relata níveis de reservas superiores ao ano anterior”, que “terá sido o melhor de sempre”.
Durante os cinco dias de feira, os profissionais do setor procuram reforçar o networking e a promoção de relações comerciais. Os restantes visitantes podem planear e comprar pacotes de férias, conhecer novos destinos ou assistir a palestras sobre turismo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Arranca a maior edição de sempre da BTL com nove estreias de destinos internacionais
{{ noCommentsLabel }}