Projeções das televisões dão abstenção entre 32% e 46,5%
A única certeza que se tem neste momento é que a taxa de abstenção ficará abaixo dos níveis registados nas últimas eleições legislativas, em 2022. Vejo aqui o gráfico preparado pelo ECO.
As projeções das televisões para a abstenção nas eleições legislativas de hoje indicam que deverá situar-se entre os 32% e os 46,5%. A RTP avançou às 19h00 uma previsão de abstenção de 32% a 38%, a SIC com 35,5% a 40,5% e a CNN entre os 40,5% e os 46,5%.
Nas legislativas anteriores, em 30 de janeiro de 2022, a taxa de abstenção situou-se nos 48,54%, tendo-se verificado uma descida em relação às legislativas de 2019, nas quais a taxa de abstenção atingiu o número recorde de 51,43%.
Se as projeções da Universidade Católica para a RTP à boca das urnas se confirmarem, a abstenção poderá mesmo ficar abaixo da barreira dos 40% pela primeira vez desde as eleições legislativas de 2005. Veja aqui o gráfico preparado pelo ECO com os dados da abstenção desde 1975:
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI), até às 16h00 votaram 51,96% dos eleitores, uma percentagem superior à das últimas legislativas, realizadas em 30 de janeiro de 2022, quando a afluência média às urnas à mesma hora se estimava em 45,66%.
À chegada da sede da noite eleitoral do PS no Hotel Altis, Pedro Nuno Santos foi questionado sobre a elevada afluência e reconheceu que “é uma base importante”, acrescentando que “é um dia muito feliz para a democracia portuguesa”.
Francisco Louçã considerou “um bom indício” que as pessoas tenham votado com uma maior afluência às urnas, permitindo uma franca redução da abstenção face às legislativas de 2022. “É bom para a democracia”, disse o antigo líder do Bloco de Esquerda em declarações transmitidas pelas televisões. “A decisão de pessoas que se tinham vindo a abster votarem é um excelente sinal. É assim que deve ser”, acrescentou.
O Chega espera que os resultados da abstenção ainda melhorem. “Estamos satisfeitos com a adesão às urnas. Uma taxa de abstenção de 35% a 40% é uma das melhores nos últimos 20 anos”, disse Rui Paulo Sousa, do Chega. Na sede de campanha, em reação aos resultados das sondagens à boca das urnas relativamente à abstenção, o responsável disse esperar que o número ainda melhore tendo em conta que se trata de uma projeção. “Os portugueses decidiram que era seu dever votar e dar uma resposta aos acontecimentos”, acrescentou.
As mesas de voto para as eleições legislativas abriram hoje às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira e encerraram às 19:00. Nos Açores, fecham uma hora mais tarde (20h00 em Portugal continental) Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), estavam inscritos para votar 10.819.122 eleitores.
No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais — 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e fora da Europa. Concorreram a estas legislativas antecipadas 18 forças políticas, menos três do que nas eleições de 2019 e 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Projeções das televisões dão abstenção entre 32% e 46,5%
{{ noCommentsLabel }}