Fosun avalia saída do capital do BCP, avança Reuters

  • ECO
  • 18 Março 2024

Conglomerado chinês admite vender os 20% que ainda tem no BCP a um investidor estratégico. Bancos europeus como os espanhóis BBVA e CaixaBank terão sido sondados como potenciais compradores.

A Fosun está disponível para vender a posição de 20% que detém no BCP, depois de ter reduzido a participação no banco português nos últimos meses, avança a agência Reuters (acesso livre, em inglês) citando duas fontes próximas do assunto.

O conglomerado chinês está a avaliar várias opções em cima da mesa, incluindo a venda da sua participação avaliada em mais de 800 milhões de euros a um investidor estratégico, referiu uma das fontes.

Bancos europeus como os espanhóis BBVA e CaixaBank têm sido sondados como potenciais compradores, disse a outra fonte. Do lado do CaixaBank, que detém o BPI em Portugal, não haverá grande interesse na aquisição da participação, revelou a mesma fonte.

Quando a Fosun anunciou a redução da participação para 20% em janeiro, os analistas consideraram que o desinvestimento chinês iria alimentar o cenário de fusões e aquisições em torno do banco português.

Nos últimos tempos, cresceram os rumores de uma fusão entre o BCP e o Novobanco, onde os americanos da Lone Star também estão a preparar a saída após um investimento de mil milhões de euros por 75% do capital em 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fosun avalia saída do capital do BCP, avança Reuters

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião