Inflação na Zona Euro desacelera para 2,6% em fevereiro, confirma Eurostat

Dados oficiais mostram desaceleração da taxa homóloga de inflação nos países da moeda única, de 2,8% em janeiro para 2,6% em fevereiro. Em Portugal, subida dos preços ficou abaixo da média.

O gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), confirmou esta segunda-feira que a taxa de inflação homóloga da Zona Euro desacelerou em fevereiro para 2,6%, em comparação com os 2,8% registados em janeiro. O abrandamento foi mais pronunciado no conjunto da UE, com a taxa a descer de 3,1% em janeiro para 2,8% em fevereiro, de acordo com o Eurostat.

Em ambos os casos, foi o segundo mês consecutivo de travagem da inflação. Comparando Portugal com os pares, a variação homóloga do índice harmonizado de preços no consumidor em fevereiro foi de 2,3%, abaixo da média dos países da moeda única e inferior à média da UE, sendo que foi interrompida a tendência de aceleração que se registou logo no início do ano, com o fim da isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais.

Taxas de inflação homóloga (%) em fevereiro de 2024:

Fonte: Eurostat

Analisando por componentes, a taxa homóloga de inflação excluindo os produtos energéticos recuou de 3,8% para 3,3% em fevereiro. A leitura é superior à taxa geral porque os preços dos bens energéticos desceram 3,7% no mês passado. Tiveram, por isso, um contributo importante para o abrandamento da inflação.

Já os preços dos bens alimentares não processados subiram 2,1%, enquanto a categoria de bens alimentares, álcool e tabaco assistiu a uma variação positiva de 3,9%, que compara com os 5,6% registados em janeiro.

Enquanto isso, a taxa de inflação homóloga dos serviços manteve-se inalterada pelo quarto mês consecutivo nos 4%.

Evolução da taxa de inflação homóloga na Zona Euro e UE:

Fonte: Eurostat

Segundo o Eurostat, as taxas mais baixas de inflação em fevereiro foram registadas na Letónia e Dinamarca (ambas com 0,6%) e Itália (0,8%). No sentido inverso, as mais elevadas observaram-se na Roménia (7,1%), Croácia (4,8%) e Estónia (4,4%).

Estes dados contabilizam a variação do Índice de Preços no Consumidor Harmonizado (HIPC) — o que permite a comparação na UE — entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024, permitindo calcular a evolução geral dos preços nas economias. A 1 de março, o Eurostat já tinha estimado que a inflação homóloga na Zona Euro tinha sido de 2,6% em fevereiro.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h31)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Zona Euro desacelera para 2,6% em fevereiro, confirma Eurostat

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião