Donald Trump garante que EUA não saem da NATO desde que países europeus paguem a sua “quota-parte”
O antigo presidente e candidato republicano disse, em entrevista a Nigel Farage, que manterá o compromisso com a aliança militar, mas mantém que países europeus têm de pagar a sua parte dos custos.
Donald Trump, candidato à Casa Branca pelo Partido Republicano, garante que os Estados Unidos permanecerão “a 100%” na NATO caso vença as eleições de 5 de novembro, mas sob uma condição: se os países europeus membros da Aliança Atlântica “jogarem limpo”.
Segundo avança o Politico, as declarações do ex-presidente norte-americano surgiram numa entrevista com Nigel Farage, antigo líder do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP) e “arquiteto” do Brexit, ao canal televisivo britânico GB News, que deverá ser transmitida na noite desta terça-feira.
Há vários anos que Trump tem sido bastante crítico em relação à NATO, aumentando os receios dos restantes membros da aliança de que, caso alcance um novo mandato como presidente dos EUA, retire formalmente o país da organização.
Os receios subiram de tom quando o candidato republicano afirmou, em fevereiro, que iria “encorajar” a Rússia a “fazer o que bem entendesse” aos países da NATO que não cumprissem as suas obrigações financeiras para com a aliança militar.
Na entrevista com Nigel Farage, Donald Trump suavizou as palavras, embora mantenha que os aliados europeus devem pagar “a sua quota-parte” dos custos de defesa. Reafirmando o seu compromisso com a aliança militar, deixou o aviso, ainda assim, para as nações europeias não “tirarem partido” do apoio norte-americano.
“A NATO tem de tratar os EUA de forma justa, porque se não fossem os Estados Unidos, a NATO literalmente nem sequer existiria“, disse, frisando que o país “deve pagar a sua quota-parte, não a quota-parte de todos os outros”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Donald Trump garante que EUA não saem da NATO desde que países europeus paguem a sua “quota-parte”
{{ noCommentsLabel }}