Powell alerta que caminho “acidentado” da inflação exige cuidado no início do corte de juros

O presidente da Fed admitiu que os dados da inflação nos primeiros meses do ano "não aumentaram a confiança", reforçando a necessidade de cautela no 'timing' do início dos cortes das taxas de juro.

Os dados da inflação de janeiro e fevereiro nos EUA mostram que o caminho descendente em direção à meta da Reserva Federal (Fed) vai ser irregular e obrigar o banco central a ser “cuidadoso” em relação ao início do ciclo de cortes nas taxas de juros, afirmou esta quarta-feira Jerome Powell.

A Fed manteve esta quarta-feira inalteradas as taxas de juro no intervalo 5,25%-5,5%, estendendo pela quinta reunião seguida uma pausa que iniciou em setembro do ano passado. Enquanto essa decisão era amplamente esperada por analistas, economistas e investidores, a grande dúvida reside no calendário que a Fed vê para o início do ciclo de cortes no custo do dinheiro.

O início do ciclo de descidas chegou a estar previsto para março, depois passou para maio e agora está a crescer a incerteza se vai acontecer já em junho, dado que a inflação nos dois primeiros meses deste ano ficou acima do esperado pelos economistas, colocando em causa a narrativa de que o banco central estaria perto de declarar vitória sobre a pressão inflacionista mais forte em 40 anos. O índice de preços do consumidor dos Estados Unidos aumentou 3,1% em janeiro e 3,2% em fevereiro. A inflação subjacente, que exclui alimentos e energia, situa-se em 3,8%, quase o dobro da meta da Fed.

Em conferência de imprensa após a reunião de dois dias do Comité de Política Monetária da Fed (FOMC, na sigla em inglês), Powell foi questionado sobre o impacto desses dados na confiança da Fed em relação à meta de inflação nos 2%.

Agora temos solavancos e é por isso que estamos a abordar esta questão com cuidado

Jerome Powell

Presidente da Reserva Federal dos EUA

“Certamente que não aumentaram a confiança de ninguém, mas eu diria que a história é essencialmente a mesma”, respondeu. “A história é a de uma descida gradual da inflação para 2%, numa trajetória por vezes acidentada, como referi”.

“Tivemos dois meses de inflação irregular e vai ser um percurso acidentado”, sublinhou. “Agora temos solavancos e é por isso que estamos a abordar esta questão com cuidado“.

Riscos com duas faces

Para o chairperson da Fed é muito importante que a inflação baixe de forma sustentável. “Cada situação é diferente, mas o registo histórico indica que é necessário abordar esta questão com cuidado e não ter de voltar a aumentar as taxas se as reduzirmos de forma prematura”, explicou.

A Fed reviu em alta as projeções de crescimento da maior economia do mundo. Prevê agora expansões de 2,1% este ano e de 2,% no próximo, que comparam com as anteriores projeções – da reunião de dezembro – de 1,4% e 1,8%, respetivamente. Jerome Powell referiu que esse crescimento da economia reforça a necessidade da agir com cautela na política monetária.

“Os riscos são duplos. Estamos numa situação em que, se abrandarmos demasiado ou demasiado cedo, podemos assistir ao regresso da inflação, mas se abrandarmos demasiado tarde, podemos prejudicar desnecessariamente o emprego e a vida profissional das pessoas”, referiu.

“Por isso, consideramos que os riscos têm duas faces. [O primeiro corte] é consequente. Queremos ser cautelosos – infelizmente – com a economia a crescer, temos de abordar esta questão com cuidado e deixar que os dados falem”, salientou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Powell alerta que caminho “acidentado” da inflação exige cuidado no início do corte de juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião