“Sem nenhum retificativo”. Medina vê OE em vigor a acomodar verbas para professores e forças de segurança

  • ECO
  • 22 Março 2024

A posição do PS sobre um Orçamento retificativo depende das propostas do Governo, diz Medina, sublinhando que Pedro Nuno Santos não se precipitou ao admitir viabilizar.

O ministro das Finanças afirmou esta quinta-feira que é possível atribuir subsídio de risco às forças de segurança sem Orçamento retificativo, considerando que “uma verba como 154 milhões é uma verba perfeitamente acomodável dentro do Orçamento deste ano”, referindo-se à equiparação do suplemento de risco da PSP e GNR ao da PJ, disse Fernando Medina em declarações à margem da reunião da Comissão Política do PS, transmitidas pela Rádio Renascença.

Relativamente à devolução do tempo de serviço aos professores, Fernando Medina respondeu no mesmo sentido, defendendo que “é uma verba na casa dos 300 milhões, também é perfeitamente acomodável dentro do Orçamento deste ano sem nenhum retificativo”.

O governante alertou que os orçamentos retificativos “só se apresentam e só se fazem se forem necessários”, caso sejam ultrapassados os tetos de despesas “que não estão previstos no Orçamento em vigor”.

Quanto à possibilidade do PS viabilizar um Orçamento retificativo, Medina disse que primeiro é necessário ver as propostas do Governo.

No entanto, o socialista considera que Pedro Nuno Santos não se precipitou ao admitir viabilizar um Orçamento retificativo da AD, referindo que o secretário-geral do partido “apresentou a disponibilidade do PS para poder ir até ao ponto da aprovação de um Orçamento retificativo na convergência com medidas que constam do cenário macroeconómico que o próprio PS apresentou e que eu desenhei”.

Nesse âmbito, Medina considera que “o novo Governo tem que fazer as suas propostas e tem que apresentar, acima de tudo, mais importante do que implicar ou não um Orçamento retificativo, uma solução que seja sustentável do ponto de vista das finanças públicas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Sem nenhum retificativo”. Medina vê OE em vigor a acomodar verbas para professores e forças de segurança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião