Europastry conclui a integração das actividades de fabrico de produtos congelados da Dawn Foods

  • Servimedia
  • 26 Março 2024

A Europastry concluiu a integração do negócio de fabrico de produtos congelados da Dawn Foods na Europa, Médio Oriente, Ásia e Pacífico, na sequência do acordo de aquisição alcançado no final de 2022.

A empresa espanhola de massas de padaria congeladas descreve o processo como muito satisfatório, tendo superado os objetivos de vendas, com mais de 103 milhões de euros em 2023 (+19,5% vs. 2022), bem como as margens operacionais esperadas, tornando-se o principal fornecedor de Dots, Cookies e Muffins no mercado europeu.

Com a integração do negócio da Dawn Foods, a Europastry consolida o seu portefólio de produtos de Padaria Americana e a sua liderança nos canais de retalho e foodservice. O negócio recém integrado é o líder europeu em Muffins e Cookies congelados, com presença em mais de 20 mercados e uma forte penetração no mercado de foodservice no Reino Unido, França, Alemanha e Benelux.

Com a aquisição, a Europastry integrou igualmente as duas fábricas de produção, uma em Steenbergen (Países Baixos) e outra em Evesham (Reino Unido), e iniciou a construção de uma nova fábrica de biscoitos em Oldenzaal (Países Baixos), cuja entrada em funcionamento está prevista para depois do verão e que aumentará a produção atual em 50%. Está também a planear a construção de um novo centro de I&D em Evesham.

CONTINUIDADE

A integração da atividade da Dawn Foods é mais um passo na atividade de consolidação e surge no momento em que a empresa acaba de fechar um acordo para adquirir uma participação maioritária na DeWi Back, o principal distribuidor de massa de padaria congelada na Alemanha. No âmbito deste acordo, a empresa espanhola adquire igualmente a unidade de produção e o centro de distribuição da DeWi Back, ambos situados em Berlim.

Com estas duas operações, a empresa prossegue a sua estratégia de crescimento orgânico e de aquisições, que a colocou entre os três primeiros operadores mundiais. De acordo com fontes financeiras, a Europastry está a estudar uma possível OPI antes do verão, com uma avaliação de cerca de 2,5 mil milhões de euros. A empresa recusou-se a comentar o assunto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europastry conclui a integração das actividades de fabrico de produtos congelados da Dawn Foods

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião