Eurodeputada Lídia Pereira, afinal, fica fora do Governo

Apontada como ministeriável, foi um dos nomes que circulou nas últimas 23 horas, mas a eurodeputada não entra no Governo.

Apontada nas últimas 24 horas para a pasta do Ambiente, a eurodeputada Lídia Pereira acabou por não integrar a lista de governantes que Luís Montenegro entregou ao Parlamento. Duas fontes que acompanharam o processo de formação do executivo garantiam ao ECO que Lídia Pereira deixaria o Parlamento Europeu para assumir funções ministeriáveis, mas a lista final não confirmou a informação.

A eurodeputada, economista de formação, é uma das mais destacadas no grupo social-democrata no Parlamento Europeu. E participou de forma ativa nas discussões sobre os temas do ambiente e transição energética. Num dos últimos artigos de opinião, no ECO, Lídia Pereira assumia precisamente uma posição política sobre a chamada taxonomia europeia. “De uma ou de outra forma, temos de combater de forma prioritária as alterações climáticas, que afetam o mundo, a Europa, mas de forma particularmente grave o nosso País, como as secas que já se fazem sentir, ao mesmo tempo que terminarmos de uma vez por todas com o financiamento da máquina de guerra Russa“.

 

Embora Lídia Pereira seja membro de comissões relacionadas com Assuntos Económicos e Monetários e Assuntos Fiscais, e apenas suplente da Comissão do Ambiente, tocou recentemente a pasta do clima como relatora da proposta para a criação de um quadro de certificação relativo às remoções de carbono, lançada em novembro do ano passado. Também assinou várias propostas de resolução, desde 2020, no que diz respeito às alterações climáticas e à cimeira global do Clima, a COP.

Notícia atualizada com mais informação oficial às 18h45

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurodeputada Lídia Pereira, afinal, fica fora do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião