Portugal Ventures investe 5,3 milhões em startups de turismo até março

O montante investido no primeiro trimestre pela sociedade de capital de risco do Banco Português de Fomento resulta da 1ª edição da Call Turismo+Crescimento.

A Portugal Ventures investiu no primeiro trimestre 5,3 milhões de euros em startups de turismo, no âmbito da 1ª edição da Call Turismo+Crescimento, uma iniciativa sociedade de capital de risco do Banco Português de Fomento em parceria com o Turismo de Portugal e o Nest – Centro de Inovação para o Turismo. Batardas, Circular Unity, Neptune, Yon Living e Your Tours são as startups alvo de investimento.

“Estes novos investimentos que veem agora reforçar o portefólio de turismo desenvolvem soluções inovadoras dentro do seu segmento, aliando o turismo a outros setores absolutamente fundamentais para o desenvolvimento da economia atual, como é o caso da alimentação, da náutica, da tecnologia e da sustentabilidade. Esta capacidade de criar sinergias e retirar o melhor de cada área é o caminho para um futuro do setor mais forte, dinâmico e que responde às necessidades de um mercado emergente”, diz Pedro de Mello Breyner, vogal executivo da Portugal Ventures, citado em comunicado.

Os 5,3 milhões de euros investidos até março resultam da 1ª edição da Call Turismo+Crescimento, iniciativa que tem como objetivo investir em projetos/empresas do setor turístico que contribuam para “aumentar a competitividade da oferta turística do país, melhorar a experiência do turista em Portugal e promover a eficiência das empresas do setor.”

Onde foi investido

A call privilegiou projetos envolvidos no Programa Empresas Turismo 360º , que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentando “soluções que promovem a desmaterialização de processos e serviços, reciclagem, reutilização e redução de resíduos, integração de energias limpas, eficiência energética, eficiência hídrica, mobilidade inteligente, bem como os localizados nos territórios de baixa densidade.”

  • Batarda’s: empresa de produção alimentar sem glúten, “com produção controlada pela empresa, e implementação de canais de distribuição próprios, B2B e retalho, grande distribuição e canal Horeca.”
  • Circular Unity: tem como principal produto o impactALL, uma solução que tira partido da IA, para simplificar as indústrias de eventos, entretenimento, desporto, audiovisual e hotelaria o processo de relatório de sustentabilidade e facilitando “a medição da sua pegada carbónica e a tomada de medidas para reduzir o seu impacto ambiental.”
  • Neptune: empresa do setor náutico, sediada em Aveiro, que detém um estaleiro naval, dedicando-se à produção de embarcações de luxo sob a marca ROM, mas também à “remodelação e refits de embarcações à vela e a motor, bem como ao parqueamento de embarcações em seco (Dry-Dock).”
  • Yon Living: startup de co-living que tem como objetivo “proporcionar experiências de vida partilhada inesquecíveis em casas de luxo para nómadas digitais.”
  • Your Tours: Destination Management Company (DMC) portuguesa criada por guias, focado no B2B, que cria “viagens hiper-personalizadas” em Portugal e, “brevemente, em toda a Península Ibérica”, combinando “tecnologias imersivas e inovadoras”, como VR360, itinerários digitais, IA, entre outros, para “recomendações de viagem personalizadas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal Ventures investe 5,3 milhões em startups de turismo até março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião