Barcelona entra no espírito da America’s Cup com a chegada dos inovadores AC75

  • Servimedia
  • 12 Abril 2024

Com o CEO Grant Dalton na Conferência da Década dos Oceanos e o lançamento mundial do videojogo oficial de simulação da AC Sailing e da primeira competição de desportos eletrónicos, a AC eSeries.

No início desta semana, o Diretor Executivo da America’s Cup Event, Grant Dalton, participou em dois dos maiores eventos da agenda de Barcelona: o lançamento mundial do jogo de vídeo oficial de simulação da AC Sailing e a primeira competição de desportos eletrónicos, a AC eSeries, e a Conferência Decade of Oceans, organizada pela UNESCO.

Antes disso, a atividade da America’s Cup tinha começado a intensificar-se na capital catalã nas últimas semanas com a chegada escalonada dos primeiros AC75 para competir pelo cobiçado Hundred Pound Vessel. O primeiro foi o BoatOne da Alinghi Red Bull Racing, que permaneceu durante algumas semanas na base da equipa suíça até à sua espetacular apresentação, na qual participaram 70 membros da companhia de teatro La Fura dels Baus. O próximo a pisar a cidade foi o AC75 da NYYC American Magic, que aterrou no aeroporto Josep Tarradellas de El Prat de Llogregat a bordo de um Antonov AN124, um dos maiores aviões do mundo. Finalmente, a equipa francesa Orient Express Racing Team e a britânica INEOS Britannia chegaram às suas bases por estrada no sábado passado.

Apenas 48 horas depois, o CEO da America’s Cup Event (ACE) foi o principal protagonista de um dos eventos que marcará um antes e um depois na história centenária da regata mais antiga do planeta: a apresentação global do videojogo oficial de simulação (AC Sailing) e do primeiro campeonato de e-Sports da regata, o AC eSeries.

Dalton participou depois como orador na Conferência da Década dos Oceanos, onde partilhou o palco com personalidades como a sua Directora-Geral, Audrey Auzolay, e o Príncipe Alberto II do Mónaco, entre outros. O evento, organizado pela UNESCO e no qual se discutiram, durante três dias, as principais realizações desde o lançamento, em 2021, da Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável, contou com a presença de Dalton numa das mesas redondas onde se debateram as condições necessárias para que esta Década da ONU se encerre com sucesso em 2030.

No seu discurso, o CEO da ACE e defensor da America’s Cup, Emirates Team New Zealand, não hesitou em elogiar a capital catalã como o cenário perfeito para a regata: “Escolhemos Barcelona porque a vela é um desporto altamente tecnológico e aqui vimos uma grande oportunidade para promover esta tecnologia”.

Dalton também insistiu na necessidade de transformar a indústria náutica para reduzir as emissões e destacou a contribuição da sua equipa no desenvolvimento do primeiro barco de apoio movido a hidrogénio. “O que fizemos em conjunto com a Generalitat e com o apoio da cidade foi introduzir um combustível alternativo. De acordo com a economia azul, que apoiamos a 100%, introduzimos o hidrogénio e somos o primeiro desporto a fazê-lo desta forma. Acreditamos na sustentabilidade, na inovação e na ciência como forma de preservar os oceanos”, afirmou.

NOVA DIMENSÃO

O outro grande marco da semana para Dalton e para a 37ª Louis Vuitton America’s Cup Barcelona 2024 foi o lançamento mundial do seu videojogo oficial de simulação AC Sailing e do próximo campeonato de desportos eletrónicos, AC eSeries. A iniciativa foi apresentada no centro de imprensa oficial da regata, o America’s Cup Experience, e reuniu um vasto público, bem como dezenas de representantes da imprensa nacional e internacional, membros das equipas participantes e representantes institucionais. O evento contou com um jogo ao vivo repartido por três regatas, durante as quais velejadores profissionais e gamers puderam testar as suas capacidades com o videojogo.

Juntamente com as reproduções dos barcos das seis equipas participantes, a AC Sailing terá um barco virtual, o Gaudí, desenvolvido pelo estúdio Playable Dreams, com sede em Barcelona. A empresa catalã foi também responsável pela recriação do ambiente marítimo de Barcelona e de outros locais históricos da America’s Cup, como São Francisco, Auckland e a Ilha de Wight.

“O dia de hoje marca um momento histórico para a America’s Cup, pois levamos o desporto da vela à próxima geração através de jogos de vídeo competitivos. E estamos orgulhosos de o fazer numa das capitais mundiais dos desportos eletrónicos, Barcelona”, concluiu Dalton.

EQUIPA DE JOVENS DA SAIL TEAM BCN

Como se a semana não tivesse sido suficientemente atarefada, a equipa local Sail Team BCN, liderada por Guillermo Altadill, revelou a sua mais recente carta com a apresentação, na quarta-feira, dos membros da tripulação que irá competir na próxima edição da UniCredit Youth America’s Cup na categoria dos 18 aos 26 anos.

A equipa juvenil que representa o Real Club Náutico de Barcelona será composta por Albert Torres, Neus Ballester, Marcos Fernández, Martín Wizner, Conrad Konitzer, Nico Martin, Jaime Framis e Antonio Torrado, que se juntam à equipa feminina que disputará a primeira edição da Puig Women’s America’s Cup, e que será composta por Támara Echegoyen, Silvia Mas, Paula Barceló, María Cantero e Neus Ballester.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Barcelona entra no espírito da America’s Cup com a chegada dos inovadores AC75

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião