UE adota regras para limitar emissões poluentes por automóveis

  • Lusa
  • 12 Abril 2024

O Conselho da UE diz que todos os automóveis, de ligeiros de passageiros a pesados de mercadorias, estão abrangidos pelo regulamento Euro 07.

O Conselho da União Europeia (UE) deu esta sexta-feira luz verde às regras para limitar as emissões poluentes provenientes de automóveis e para a durabilidade das baterias. Em comunicado, o Conselho da UE diz que todos os automóveis, de ligeiros de passageiros a pesados de mercadorias, estão abrangidos pelo regulamento Euro 07.

O regulamento vai oficializar as regras para “as emissões de escape dos veículos rodoviários, mas também para outros tipos de emissões, como a abrasão dos pneus e as emissões de partículas dos travões” e também vai criar requisitos para a “durabilidade das baterias”, também responsáveis pela libertação de partículas poluentes.

A libertação de óxido nitroso é uma das maiores preocupações de Bruxelas nesta matéria, por isso, também vai apertar as regras à quilometragem e tempo de vida útil de um carro. É a última etapa deste processo que vai entrar em vigor 20 dias após a publicação no Jornal Oficial da UE.

Os prazos para aplicar o regulamento variam entre os 30 meses para novos carros comerciais até 60 meses para os “novos sistemas, componentes ou unidades técnicas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE adota regras para limitar emissões poluentes por automóveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião