Aeroportos portugueses receberam 8,3 milhões de passageiros nos primeiros dois meses do ano

  • Joana Abrantes Gomes
  • 15 Abril 2024

No segundo mês do ano, registou-se um desembarque médio diário de 76,6 mil passageiros, mais 4% do que o valor registado em igual mês de 2023.

O número mensal de passageiros nos aeroportos nacionais continua a atingir máximos históricos. Em fevereiro, verificou-se um movimento de 4,3 milhões de pessoas no transporte aéreo em Portugal, o que corresponde a um aumento de 7,3% face ao mesmo mês de 2023, segundo os dados publicados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Com estes números, o conjunto dos aeroportos portugueses registou 8,346 milhões de passageiros nos primeiros dois meses de 2024, mais 4,5% do que em igual período do ano anterior.

França foi novamente o principal país de origem e de destino dos voos nesse período, ainda que o número de passageiros desembarcados e embarcados em relação aos primeiros dois meses de 2023 tenha diminuído 6,6% e 6,4%, respetivamente. Espanha e Reino Unido ocuparam a segunda e terceira posições, como principais países de origem, e posições inversas como principais países de destino. Por fim, a Alemanha e o Brasil ficaram na quarta e na quinta posições.

Passageiros desembarcados e embarcados nos aeroportos nacionais em tráfego internacional por continente de origem/destino em fevereiro

Fonte: Instituto Nacional de Estatística (INE)

As estatísticas rápidas do transporte aéreo revelam também que o mês de fevereiro registou um desembarque médio diário de 76,6 mil passageiros, valor superior ao observado no mesmo mês de 2023 (73,6 mil, o que corresponde a um acréscimo de 4,0%).

No segundo mês do ano, 82,3% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, ou seja, 1,8 milhões. A maioria (68,4% do total) era proveniente do continente europeu, refletindo uma subida homóloga de 7,4%. O continente americano foi a segunda principal origem, com 9,1% do total de passageiros desembarcados (mais 21,1% face a fevereiro de 2023).

Quanto ao destino dos passageiros, 81,3% corresponderam a tráfego internacional, num total de 1,7 milhões de passageiros. O principal destino foram países do continente europeu (67,9% do total), num crescimento de 6,8% em relação ao mesmo mês de 2023. O segundo principal destino dos passageiros embarcados foi, igualmente, o continente americano (9,0% do total).

Entre janeiro e fevereiro, o aeroporto de Lisboa movimentou mais de metade do total de passageiros (56,1%), cerca de 4,7 milhões. Este valor aponta para um aumento de 4,2% comparativamente aos primeiros dois meses de 2023.

O aeroporto do Porto, por sua vez, concentrou 23% do total de passageiros, num total de 1,9 milhões, o que equivale a uma subida de 5,5% em relação ao mesmo período de 2023. Faro foi o terceiro aeroporto com maior movimento de passageiros nos primeiros dois meses de 2024, com 651 mil (aumento homólogo de 8,8%).

O gabinete estatístico nota ainda que, até fevereiro, houve um crescimento de 13% no movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais face ao mesmo período de 2023, totalizando 37.910 toneladas.

(Notícia atualizada às 11h49)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aeroportos portugueses receberam 8,3 milhões de passageiros nos primeiros dois meses do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião