Associação das grandes empresas ganha quatro novos membros e perde três

Generali, Grupo Sousa, Tabaqueira e Vigent Group juntaram-se à Associação Business Roundtable Portugal. Feedzai, Talkdesk e Logoplaste saíram.

A Associação Business Roundtable Portugal (BRP), que junta mais de 40 grandes empresas a operar no país, conta desde este mês com quatro novos associados. Desde que foi lançada, há quase três anos, também já sofreu baixas.

Os novos sócios da associação criada com o objetivo de “acelerar o crescimento económico e social do país” são a Generali Seguros, o Grupo Sousa, a Tabaqueira e o Vigent Group, adiantou ao ECO a BRP. A entrada dos novos associados foi aprovada numa assembleia-geral realizada no dia 22 de março.

“O alargamento da base de associados permite à Associação BRP melhorar a sua representatividade do País, tendo em conta a maior diversidade geográfica e de tipo de indústria representadas, e enriquecer o conhecimento e experiência que coloca à disposição da sociedade para acelerar o crescimento económico e social de Portugal”, salienta a BRP.

A Generali, que em 2020 comprou a Tranquilidade, é a terceira maior seguradora em quota de mercado e será representada na associação pelo CEO, Pedro Carvalho.

O Grupo Sousa, com sede na ilha da Madeira, é um dos maiores grupos nacionais de logística, com destaque para o transporte marítimo. Também está presente no turismo e energia, empregando mais de mil colaboradores. Será representado pelo presidente e CEO, Luís Miguel Sousa.

A Tabaqueira, subsidiária da Philip Morris International, que também emprega mais de um milhar de trabalhadores, será representada pelo CEO, Hugo Marcelo Nico.

O Vigent Group é o dono do Brasmar Group, que reclama a liderança do mercado português no setor alimentar de produtos do mar. Exporta para mais de 40 países e tem presença direta em Portugal, Espanha, Itália, Noruega, França, Inglaterra, Brasil e EUA. Será representado pelo CEO, Sérgio Silva.

Com estas entradas, a BRP passa a somar 43 associados, mais um do que quando foi lançada em 2020, isto porque ocorreram também três saídas entre o ano passado e este.

Os unicórnios Feedzai e Talkdesk, que faziam parte da lista de empresas fundadoras, já não integram a associação. Tal como a Logoplaste. O chairman da empresa de embalagens, Filipe de Botton, era inclusivamente o líder do grupo de trabalho Globalização, uma das áreas de atuação da BRP.

Lançada em junho de 2021 com o mote de trazer “uma nova ambição para Portugal”, a associação pretende pretende colocar o país entre os 15 Estados-membros com maior PIB per capita na União Europeia. Tem três eixos de atuação: pessoas, empresas e Estado, tendo vindo a desenvolver várias iniciativas em áreas como a inovação, requalificação, governance, internacionalização ou retenção de talento jovem.

A BRP é liderada por Vasco de Mello, chairman do grupo José de Mello, tendo como vice-presidente Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, e António Rios Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim. A 6 de maio será eleita uma nova direção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associação das grandes empresas ganha quatro novos membros e perde três

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião