Portugal teve o maior aumento do custo dos empréstimos à habitação após subida de juros do BCE

Os custos do serviço da dívida em Portugal subiram em 1,2% do PIB, após as decisões de política monetária do BCE, de acordo com os cálculos do FMI. 

Portugal foi o país onde o custo dos empréstimos à habitação mais aumentou após a política de subida de juros implementada pelo Banco Central Europeu (BCE), conclui o Fundo Monetário Internacional (FMI). Os custos do serviço da dívida subiram o equivalente a 1,2% do PIB no espaço de um ano.

No segundo capítulo do World Economic Outlook, focado na habitação e divulgado esta segunda-feira, o FMI conclui que o “aumento anual dos custos do serviço de dívida, em relação a meados de 2022, varia significativamente em toda a área do euro, desde Portugal com 1,2% do PIB até Malta com praticamente zero”.

Este desempenho coloca assim o país no topo da tabela dos países europeus com os maiores impactos nos custos após a política monetária do BCE — que avançou com a primeira subida de juros em julho de 2022 –, seguido pela Finlândia (1,1% do PIB) e Estónia (1%).

Como explica o FMI, a transmissão dos efeitos da política monetária depende das características do mercado, como a “prevalência de créditos de taxa variável e a proporção de famílias com hipotecas”. Como já é conhecido, Portugal é dos países europeus com maior percentagem de crédito à habitação a taxa variável, pelo que acaba por ser mais vulnerável a este tipo de mexidas nos juros.

Apesar destes dados, o FMI nota que a transmissão da política monetária em países como a Hungria, Irlanda, Portugal e os Estados Unidos “parece ter enfraquecido”, com a inversão de algumas tendências.

Entre os fatores que contribuem para a diminuição desta transmissão inclui-se uma “maior adoção de créditos de taxa fixa, limites mais rígidos no rácio entre o montante do empréstimo e o valor do activo (imóvel), menor endividamento, emigração de áreas densamente povoadas e a deflação dos preços da habitação em algumas áreas anteriormente sobrevalorizadas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal teve o maior aumento do custo dos empréstimos à habitação após subida de juros do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião