Salvador Caetano traz mais uma marca chinesa de carros elétricos para Portugal

Depois da BYD, Voyah, Dongfeng e M-Her, o grupo automóvel de Gaia garante a importação e distribuição da quinta marca chinesa de veículos elétricos, que terá fornecedor de baterias em Sines.

O grupo Salvador Caetano, com sede em Vila Nova de Gaia, acaba de fechar um acordo com a chinesa XPeng para ficar com a importação e distribuição desta marca de veículos elétricos em Portugal e Espanha, prevendo iniciar as vendas nos mercados ibéricos durante este ano.

Fundada em 2014 em Guangzhou, a XPeng reclama o estatuto de marca líder e pioneira nas tecnologias de veículos elétricos inteligentes no país asiático. A chegada a Portugal acontece na sequência do plano estratégico “Go Abroad 2.0”, apresentado em 2023, para alargar a presença a vários países da Europa, Médio Oriente e África.

Esta “aliança estratégica” com a construtora automóvel na qual a alemã Volkswagen detém uma participação de 4,99%comprada no verão passado por 630 milhões de euros, prevê o desenvolvimento conjunto dois modelos elétricos para o mercado chinês – vai, nas palavras de Sérgio Ribeiro, administrador executivo da Salvador Caetano Auto, “oferecer rapidamente os automóveis elétricos tecnologicamente avançados da XPeng na Península Ibérica”.

A Xpeng tem como principal fornecedora a CALB (China Aviation Lithium Battery Technology), que está a investir dois mil milhões de euros numa fábrica em Sines, que deverá entrar em funcionamento até ao final de 2025 para dar resposta à atual carteira de encomendas no continente europeu. Será a maior unidade industrial da empresa na Europa, estimando que poderá “representar cerca de 4% do PIB português, uma vez que todas as vendas serão exportações para o mercado europeu”.

Portefólio enche-se com marcas chinesas

Assinado por Brian Hongdi Gu, vice-presidente do conselho de administração e presidente da XPeng, e por Sérgio Ribeiro, que é também CEO da SC para a distribuição automóvel internacional, este acordo surge poucas semanas depois de ter fechado uma parceria com a gigante chinesa Dongfeng Motor Corporation para ficar com o exclusivo da importação das marcas de automóveis Voyah, Dongfeng e M-Hero em Portugal e Espanha.

Sérgio Ribeiro, administrador executivo da Salvador Caetano Auto; e Brian Hongdi Gu, vice-presidente do conselho de administração e presidente da XPeng

O grupo sediado em Vila Nova de Gaia é também, desde maio do ano passado, o representante da fabricante chinesa de veículos elétricos BYD – fechou 2023 na liderança mundial da venda de veículos movidos a novas energias, pelo segundo ano consecutivo –, tendo arrancado a operação em Portugal com a comercialização de três modelos.

O Grupo Salvador Caetano, fundado em 1946 e com mais de 7.000 funcionários, conta atualmente com mais de uma centena de empresas estabelecidas na Europa, América do Sul e África, estando presente em 41 países em áreas de negócio da indústria (automóveis, autocarros e aeronáutica), importação e distribuição automóvel, mobilidade, equipamentos industriais, oficinas e serviços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salvador Caetano traz mais uma marca chinesa de carros elétricos para Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião