Hannover Re reforça proteção para falhas na cloud

  • ECO Seguros
  • 16 Abril 2024

A resseguradora alemã emitiu obrigações catastróficas para proteger a sua carteira de seguros ciberrisco. Conseguiu 13,75 milhões de dólares para indemnizar sinistros em seguros paramétricos.

A resseguradora Hannover Re realizou uma emissão “Obrigações Catastróficas”(catastrophe bond), no valor de 13,75 milhões de dólares para responder a coberturas paramétricas para quebras na “nuvem”, que conduzem “a interrupção de serviços em empresas cada vez mais dependentes e confiantes na armazenagem de dados e capacidade computacional que conseguem na cloud“, afirma fonte da resseguradora.

As empresas dependem cada vez mais da capacidade de armazenagem e computação instalada na nuvem e a exposição das seguradoras está a aumentar e a exigir recursos adicionais.

Sendo a primeira emissão deste género, a Hannover Re colaborou com a Parametrix, uma empresa cujo negócio é a sustentabilidade, e concretizou a emissão através da sua subsidiária Kaith Re sediada na Bermuda.

O objetivo é conseguir capacidade de retrocessão de riscos acumulados na carteira de ciberriscos da resseguradora.

Os seguros abrangidos por esta operação estão limitados a alguns serviços interrompidos, em algumas regiões dos Estados Unidos por alguns provedores de serviços na nuvem.

A Parametrix, através do seu Cloud Monitoring System, criou a primeira base de dados com histórico de falhas na nuvem, permitindo acertar um modelo de risco aplicado às coberturas resseguradas pela Hannover Re.

Os seguros paramétricos são apólices que disparam a indemnização mediante certos indicadores com variação comprovável. Neste caso será a interrupção de tipos de serviço na nuvem e tempo dessa interrupção.

Já as obrigações catastróficas são empréstimos colocados nos mercados financeiros, normalmente com rentabilidade elevada, que apenas são acionados pelas resseguradoras, junto dos obrigacionistas, perante um conjunto de perdas identificadas como resultantes de catástrofes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hannover Re reforça proteção para falhas na cloud

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião