Hoje nas notícias: Comboios, Sócrates e Efacec

  • ECO
  • 16 Abril 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O ministro das Finanças contrata ex-deputada acusada de fraude para sua adjunta. A Efacec prevê duplicar receitas para 300 milhões de euros em 2024. Estas e outras notícias estão em destaque nas manchetes nacionais esta terça-feira.

CP prevê gastar 520 milhões com compra de 16 comboios para a Alta Velocidade

A CP estima que a compra de 16 comboios de alta velocidade terá um custo de 520 milhões de euros. Em média, cada um desses comboios deverá ter mais de 500 lugares. Segundo a análise de viabilidade da operação da alta velocidade feita pela KPMG, o cenário com a operação reduzida, com uma frota de 12 comboios, “mostra ser o mais rentável”. No entanto, pode acarretar riscos adicionais para um operador incumbente, pois pode “atrair o interesse de outros operadores (como em Espanha) de forma a servirem a procura adicional”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Caso Sócrates: falsificação associada à casa de Paris prescreve em agosto

É quase certo que o crime de falsificação de documento por causa de alegado arrendamento fictício da casa de Paris, onde José Sócrates viveu entre setembro de 2012 e julho de 2013, irá prescrever. A extinção do crime ocorrerá em agosto e apenas pode ser evitado se for condenado até lá, o que é quase impossível. É que esta parte da Operação Marques voltou à fase de instrução no final do mês passado e um novo juiz de instrução terá de analisar esta parte do caso.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Efacec prevê duplicar receitas para 300 milhões de euros em 2024

A Efacec estima fechar o ano com 300 milhões de euros de volume de negócios face ao ano de 2023 em que atingiu os 150 milhões de euros. Uma das armas para aumentar as vendas é mobilidade elétrica, esperando que o peso desse segmento aumente para 15% a 20% em 2024. Já o EBITDA, que está no “vermelho” desde 2020, deverá ficar “marginalmente positivo” este ano, acima dos valores negativos registados nos exercícios anteriores, indica o chieftechnologyofficer (CTO) da empresa, Nuno Silva.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Ministro das Finanças contrata ex-deputada acusada de fraude

A nova adjunta do ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, é a ex-deputada do PSD (eleita pela Madeira), Patrícia Dantas. A economista de 52 anos é acusada num processo judicial que se encontra em fase de julgamento, tendo sido acusada pelo Ministério Público, há seis anos, no megaprocesso da já extinta Associação Industrial do Minho. Em causa estão suspeitas de ter emitido faturas falsas para obter fundos europeus.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Professores em falta duplicam num ano. Problema atinge 32.500 alunos

Um total de 32.525 alunos não tem todas as disciplinas por falta de professor, tendo em conta os 419 horários que estão por preencher, refere o dirigente da Federação Nacional de Professores, Vítor Godinho. A maioria dos horários por preencher é em escolas dos distritos de Lisboa, Setúbal e Faro, em que há 18.495 alunos sem aulas. Os grupos de recrutamento com mais horários por preencher são o primeiro ciclo e a disciplina de Português, Francês e Inglês do secundário.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Comboios, Sócrates e Efacec

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião