Negócio ibérico de dispositivos médicos vendido por 100 milhões

Operação deverá ficar concluída no 3.º trimestre deste ano e visa a compra dos negócios de equipamentos e dispositivos médicos do grupo catalão em Portugal e Espanha "por mais de 100 milhões".

O grupo espanhol Palex notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra da Medicinália, empresa detida pelo grupo Werfen, segundo uma nota publicada no site do regulador. A operação deverá ficar concluída no terceiro trimestre deste ano e visa a compra dos negócios de equipamentos e dispositivos médicos do grupo catalão em Portugal e Espanha “por mais de 100 milhões de euros”, adiantou a empresa com sede em Barcelona.

A operação, notificada à AdC, esta terça-feira inclui a Izasa Hospital, a Izasa Scientific, Lda, a Izasa Scientific S.L.U e a Medicinália Cormédica – Mcmedical, Lda, empresas detidas pelo grupo Werfen e que se dedicam “essencialmente à distribuição de equipamentos e dispositivos médicos”, segundo a ficha do processo divulgada pelo regulador.

Num comunicado publicado a 20 de março, o grupo Werfen já dava conta de que tinha chegado a acordo “para vender os seus negócios de distribuição de dispositivos médicos e instrumentação científica em Espanha e Portugal à Palex por mais de 100 milhões de euros”.

O grupo, que opera em cerca de 30 países, dava ainda conta de que a operação estava sujeita a “aprovações regulamentares habituais” e espera “que seja concluída no terceiro trimestre deste ano”. Além disso, já sinalizava que a venda incluía a “Izasa Medical, a Izasa Scientific e a MC Medical”, cujas vendas em conjunto “representavam 7% das vendas totais da Werfen em 2023”.

Este anúncio surge cerca de um mês depois de o grupo espanhol Palex, através da Lusopalex, ter notificado a AdC da compra da empresa portuguesa Arium – Sistemas de Diagnóstico, da distribuição por grosso de dispositivos médicos e dispositivos médicos in vitro.

A Medicinália foi criada em 1962, enquanto a Cormédica nasceu em 1977. Em 2008, as duas empresas fundiram-se e deram origem à Medicinália Cormedica Lda, após terem sido incorporadas no grupo Werfen. Em 2022, a Medicinália Cormédica tinha registado um volume de negócios de cerca de 35 milhões de euros, segundo o Informa D&B.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Negócio ibérico de dispositivos médicos vendido por 100 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião