Registo Internacional de Navios da Madeira quadriplicou embarcações desde 2014

  • Lusa
  • 16 Abril 2024

Em dez anos, embarcações registadas no Porto do Funchal passaram de 232 para mais de 900. Em 2022, representavam cerca de 4.000 postos de trabalho diretos qualificados.

O número de grandes embarcações registadas no Registo Internacional de Navios (MAR) da Madeira quadruplicou na última década, passando de cerca de 230 para mais de 900, indicou esta terça-feira o presidente demissionário do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque.

O Registo de Navios quadruplicou desde 2014“, disse Miguel Albuquerque, em declarações aos jornalistas à margem do seminário anual da European Community Association of Ship Brokers and Agents (ECASBA), a decorrer na Gare Marítimo do Porto do Funchal.

Segundo Miguel Albuquerque, em 2014 estavam registados no MAR 232 navios e, neste momento, o número ascende a 902, ao que acresce as respetivas tripulações.

Estes números, salientou, têm também “reflexos nos números do Centro Internacional de Negócios da Madeira”, representando em 2022 cerca de 4.000 postos de trabalho diretos qualificados, um aumento de 17,6% em comparação com o ano anterior.

“Em 2023, houve também uma subida no número de postos de trabalho e, no número de empresas, neste momento, temos 2.643 entidades registadas”, indicou.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo madeirense (PSD/CDS-PP), “houve um aumento de navios registados e na zona franca industrial houve um aumento das empresas e nos serviços internacionais“.

“Todos os setores cresceram”, sublinhou, considerando ainda que estes dados evidenciam que “a Madeira vai ao encontro da necessidade de diversificar a economia” da região, significando “credibilidade, confiança, segurança e competitividade”.

Apesar de a Madeira registar um aumento no movimento de cruzeiros, Miguel Albuquerque admitiu que o projeto de prolongamento do porto do Funchal está suspenso, porque as prioridades são a construção do novo hospital da Madeira e a habitação.

“Não é prioritário e não temos capacidade de encetar duas obras com grande dimensão”, argumentou, embora reconhecendo que é um projeto que tem de ser equacionado no futuro. “Será inevitável, talvez não para mim, mas quem vier a governar, levar em linha de conta essa necessidade”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Registo Internacional de Navios da Madeira quadriplicou embarcações desde 2014

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião