Revisão das tabelas de IRS chega a todas as famílias. Veja como mexe na sua carteira

As famílias do 2.º e 3.º escalão com rendimentos até 17 mil euros por ano são as mais beneficiadas pela proposta da revisão das taxas de IRS mas, segundo o Governo, todas as famílias são beneficiadas.

A proposta de lei do Governo que altera o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) irá dar um alívio fiscal de 1.539 milhões de euros face a 2023, segundo estimativas do Executivo de Luís Montenegro, e 97% deste alívio fiscal irá beneficiar as famílias até ao oitavo escalão.

Segundo a nova tabela de IRS apresentada esta sexta-feira em Conselho de Ministros, os agregados familiares do segundo e terceiro escalões, que auferem anualmente entre 7.702 euros e 16.472 euros, serão os mais beneficiados, ao contabilizar uma redução de 3,5 pontos percentuais (segundo escalão), de 21% em 2023 para 17,5%, e de 4 pontos percentuais (terceiro escalão), de 26,5% em 2023 para 22,5%, da sua taxa de IRS.

Na hierarquia das famílias mais beneficiadas, seguem-se os agregados familiares do quarto ao sexto escalão, com uma redução de três pontos percentuais. No entanto, a proposta do Governo estabelece uma “redução adicional das taxas marginais em todos os escalões ao oitavo escalão”, refere o Governo na apresentação da medida.

Segundo uma das simulações apresentadas pelo Governo, um agregado familiar com dois titulares que aufira um rendimento bruto de 2.300 euros mensais, que se traduz em 32.200 euros anuais (6.º escalão de IRS), irá registar um incremento de 6,6% da poupança como resultado da revisão das taxas de IRS, face ao que constava já no Orçamento do Estado para 2024.

No bolso destas famílias, a revisão proposta pelo Governo irá traduzir-se numa poupança acrescida de 82 euros brutos por ano, ou 6,83 euros ilíquidos por mês, face aos valores que já constavam no Orçamento do Estado deste ano.

No entanto, um outro agregado familiar com dois titulares, mas com rendimentos mensais de 3.958 euros, que se traduz em mais de 55 mil euros anuais (7.º escalão de IRS), contará com um aumento de 16,35% da poupança fiscal com a nova tabela proposta pelo Governo, face a que passou a vigorar com o Orçamento do Estado para 2024.

Para estas famílias, a poupança acrescida da revisão das taxas de IRS irá traduzir-se em mais 209 euros brutos por ano, o equivalente a 17,42 euros por mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revisão das tabelas de IRS chega a todas as famílias. Veja como mexe na sua carteira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião