Acidentes com veículos agrícolas aumentam 9,3% em 2023

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  • 21 Abril 2024

Desde 2021 até fevereiro deste ano, a GNR registou 1.396 acidentes envolvendo tratores e máquinas agrícolas que resultaram em 39 vítimas mortais. 

Acidentes que envolvem tratores e maquinas agrícolas aumentaram para 480 em 2023, mais 9,3% desde o ano anterior, que registou 439 acidentes, avançou a Guarda Nacional Republicana (GNR) num comunicado.

Em 2023, os acidentes resultaram em 13 vítimas mortais, 23 feridos graves e 172 os feridos leves. Até ao fim do mês de fevereiro deste ano, os dados provisórios lançados apontam para 21 acidentes com três feridos graves, sem vítimas mortais.

Desde 2021 até fevereiro deste ano, a GNR registou 1.396 acidentes envolvendo tratores e máquinas agrícolas que resultaram em 39 vítimas mortais.

Quanto ao número de acidentes com veículos agrícolas em propriedade privada, este foi de 122 em 2023, que resultaram em 28 vítimas mortais e 42 feridos graves. Até ao fim do mês de fevereiro deste ano, os dados provisórios lançados apontam para 11 acidentes com cinco feridos graves e sem vítimas mortais.

Segundo a GNR, uma das principais causas de acidentes no domínio da atividade agrícola ou relacionada é a idade avançada do agricultor, sendo que, a isso se alia “a necessidade das tarefas agrícolas terem de ser realizadas em intervalos reduzidos de tempo, agravando o cansaço físico, próprio de uma atividade fisicamente exigente”.

Outras das causas apontadas passam pelo excesso de confiança a operar máquinas e que, por vezes, os acidentes decorrem da falta de formação para o seu manuseamento.

Aliás, “mais de 50% dos tratores não dispõem de estruturas de proteção, sejam elas arcos ou cabines, acessórios importantíssimos para a segurança do trabalhador”, refere a GNR.

A Guarda Nacional Republicana deixa vários conselhos com o objetivo reduzir acidentes e que os condutores utilizem de forma segura veículos agrícolas e florestais, apelando à sua manutenção, ao uso de estruturas de proteção e dos acessórios de iluminação e sinalização, assim como a participação de ações de formação teóricas e práticas para o manuseamento destes veículos com segurança.

“Sendo o capotamento a principal causa a provocar vítimas, alertamos para o facto de que é obrigatório circular com arco de segurança, conhecido por ‘Arco de Santo António’, erguido e em posição de serviço (esta obrigatoriedade aplica-se aos tratores homologados com esta estrutura), bem como a utilização do cinto e demais dispositivos de segurança com que os veículos estejam equipados”, refere a Guarda Nacional Republicana.

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