25 principais seguradoras globais aumentam 8,2% valor em bolsa

  • Francisca Pinto Goncalves
  • 22 Abril 2024

O setor conseguiu enfrentar os desafios por ter ajustado os prémios em determinados segmentos de seguros. Apenas seis seguradoras europeias estão entre as top 25.

A capitalização de mercado agregada das 25 principais seguradoras globais cresceu 8,3% para 3,02 biliões de dólares durante o primeiro trimestre deste ano (de janeiro a março de 2024) face ao último do ano passado (outubro a dezembro de 2023). Segundo a GlobalData, a maioria das ações registaram um crescimento acentuado, beneficiando dos resultados trimestrais positivos.

Para Murthy Grandhi, Company Profiles Analyst na GlobalData, o setor segurador conseguiu enfrentar os desafios, como o aumento do custo dos sinistros devido à inflação, as tensões geopolíticas no Médio Oriente e os desastres naturais por ter ajustado os prémios em determinados segmentos. Deste modo, foi possível “alcançar resultados positivos no primeiro trimestre de 2024”.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Em primeiro lugar no ranking pelo oitavo trimestre consecutivo, a Berkshire Hathaway, o grupo de Warren Buffet, cresceu 17% em capitalização de mercado impulsionado pelo desempenho positivo no ano fiscal que terminou em dezembro do ano passado. Em 2023, a companhia registou uma receita de 364,5 mil milhões de dólares e um lucro líquido de 97,1 mil milhões de dólares, indica a GlobalData.

A diferença para a UnitedHealth, segundo global, é superior a 50%. A Progressive Corporation entra para o terceiro lugar com 121,1 mil milhões em bolsa.

A estrela do primeiro trimestre foi a Progressive Corporation, com um crescimento de 29,9% do seu valor em bolsa, subindo da 7.º posição para o 3.º lugar do último trimestre de 2023 para o primeiro trimestre deste ano. A valorização foi impulsionada pelo “desempenho excecional em 2023”, devido ao aumento da procura de apólices de seguro.

“A carteira apelativa da empresa, a sua forte posição de liderança e o seu sucesso nos setores de veículos e propriedades foram os principais fatores que contribuíram para este resultado”, refere a GlobalData. Além disso, “as suas políticas saudáveis em vigor, altas taxas de retenção e sólida posição de capital criaram significativa procura por ações da Progressive Corp”.

Também a Allstate se destacou, valorizando 24,2% no primeiro trimestre de 2024 face ao último do ano passado, subindo quatro posições para o 20.º lugar. Em 2023 registou um crescimento de 11,1% em receitas face ao ano anterior, alcançando os 57,1 mil milhões de dólares. “Este desempenho notável foi atribuído à sua recente fusão com a National General, reforçando as suas ofertas nos setores dos benefícios voluntários e de negócios de saúde.”.

No sentido oposto, a Humana registou a maior queda, desvalorizando 25,8% face de valor de mercado obtido no quarto trimestre de 2023, caindo nove posições para a 24.ª. A queda foi impulsionada principalmente pelo aumento de 3,7% do preço no pagamento para os pacientes inscritos nos planos Madicare Advantege pelos Centros dos EUA para os serviços Medicare e Medicaid para 2025.

Também o grupo AIA caiu sete posições para a 12ª com seu valor de mercado sofrer uma erosão de 23,7%. A queda foi impulsionada pela operação conjunta da Autoridade de Seguros e a Comissão Independente Contra a Corrupção da Correia do Sul que abordaram suspeitas relacionadas com a venda não solicitada a visitantes da China através do canal de corretagem.

O ranking estabelece um intervalo entre 909,8 mil milhões em bolsa da Berkshire Hathway, a primeira e a última, Swiss Re, com 40,8 mil milhões. Neste top 25 as seguradoras dos Estados Unidos revelam o poder da concentração, com companhias a ocupar os quatro primeiros lugar, que estão incluídas nas 13 seguradoras dos EUA que constam no ranking.

Do setor segurador chinês, constam no ranking a Ping An Insurance Group em 8º lugar e a China Life Insurance no 9º.

A Coreia do Sul, a Índia, o Japão, e o Canadá colocam uma empresa cada, nomeadamente, AIA Group (12º), Life Insurance Corporation of India (13º), Tokyo Marine Holding (15º) e a Manulife Finantial (Canadá).

Das TOP 25 apenas seis são europeias

O grupo segurador europeu com maior valor em bolsa é a alemã Allianz com 117,4 mil milhões em capitalização. No ranking global, caiu uma posição face ao trimestre anterior para o 5.º ainda que tenha valorizado 12,2%, foi afastada pelo crescimento da Progressive Corporatian que sobre quatro posições para o 3.º lugar, levando a Elevance Health e a Allianz a cair uma posição. No entanto, a capitalização da principal seguradora, Berkshire Hathway, é sete vezes superior à alemã.

A segunda europeia a constar no TOP 25 global é a suíça Chubb que subiu duas posições para a 7.ª com 105,10 mil milhões em bolsa, com um crescimento de 14%. A francesa AXA também subiu duas posições para o 10.º lugar com 85,6 mil milhões em bolsa, com uma valorização de 15,9%.

Já a suíça Zurich manteve-se na mesma posição (11º) com 78,9 mil milhões, assim como a alemã Munich Re que se manteve no 14.º lugar com 66,6 mil milhões, ainda que com um crescimento de 17,9%, manteve-se atrás da Life Insurance Corporation of India com 69,5 mil milhões em bolsa. A Swiss Re manteve-se na última posição do ranking com 40,80 mil milhões apesar de ter valorizado 14,8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

25 principais seguradoras globais aumentam 8,2% valor em bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião