Imobiliária ERA vende mais casas novas no primeiro trimestre. Norte lidera negócio

Entre os concelhos com mais casas novas vendidas no primeiro trimestre, destacam-se Gondomar, Porto e Coimbra. Oito em cada dez clientes são portugueses e imóveis T2 são os mais procurados.

A ERA Portugal registou um crescimento de 36% na venda de casas novas no primeiro trimestre de 2024, face ao período homólogo, num total de cerca de 300 habitações. Gondomar, Porto e Coimbra são os concelhos onde a imobiliária mais vendeu casas novas durante este período.

Estas transações representaram uma faturação de cerca de 2,5 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, naquela que é uma subida de 21% em relação ao trimestre anterior (cerca de 2,1 milhões de euros) e de 38% face ao período homólogo (cerca de 1,8 milhões de euros).

Este trimestre, a venda de casas novas representou 15% da faturação da imobiliária na habitação, “ganhando um peso cada vez maior na faturação total da ERA”, refere-se em nota de imprensa.

“Os números comprovam uma tendência de crescimento verificada ao longo do último ano. A incerteza macroeconómica que marcou o arranque de 2023 tornou ainda mais significativa a subida registada neste primeiro trimestre e dá-nos boas perspetivas para o que resta do ano“, diz David Mourão-Ferreira, diretor do departamento de novos empreendimentos da ERA Portugal, citado em comunicado.

Entre os cinco concelhos em que mais casas novas foram vendidas, destaca-se Gondomar (10%) na primeira posição, seguido pelo Porto (8%), Coimbra (7%), Loures (6%) e Seixal (4%). A percentagem é exprimida face ao total nacional.

Já quanto à tipologia, os imóveis novos mais procurados foram os T2 (37%), seguidos pelos T3 (29%), T1 (20%), T4 (10%) e T0 (3%). Embora apresente uma percentagem reduzida, a procura pela tipologia T0 “tem crescido substancialmente, sobretudo por parte de investidores, e são imóveis com um tempo de absorção [venda] muito rápido”, lê-se em nota de imprensa.

Os portugueses continuam a representar a grande maioria dos clientes, na ordem dos 80%, sendo que os restantes se distribuem por cidadãos oriundos de países como Brasil, Alemanha, Estados Unidos da América ou França.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Imobiliária ERA vende mais casas novas no primeiro trimestre. Norte lidera negócio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião