Parlamento também vai ouvir ex-ministros socialistas sobre privatização da ANA
Depois de ter sido aprovada a audição de ex-governantes do PSD sobre a venda da ANA à Vinci, teve agora luz verde um requerimento do PSD para chamar Pedro Marques, Pedro Nuno Santos e João Galamba.
Os ex-ministros das Infraestruturas Pedro Marques, Pedro Nuno Santos e João Galamba vão ser ouvidos no Parlamento sobre a privatização da ANA – Aeroportos de Portugal. Audições foram aprovadas esta quarta-feira pela Comissão de Economia e Obras Públicas do Parlamento.
Os deputados aprovaram por unanimidade o requerimento do PSD, que além dos três antigos ministros, chama também José Tavares, presidente do Tribunal de Contas, José Manuel Gonçalves Santos Quelhas, juiz relator do relatório de auditoria sobre a Privatização da ANA Aeroportos e a juíza Maria José Brochado.
Vão também ser ouvidos os antigos presidentes da Parpública, Joaquim Pais Jorge e Pedro Ferreira Pinto. Audições que o PSD “considera fundamentais para esclarecer os factos, as responsabilidades políticas e as dúvidas que possam subsistir sobre a privatização da ANA Aeroportos”.
O requerimento dos social-democratas surgiu depois de, na quinta-feira passada, ter sido aprovado um requerimento do PCP para ouvir os responsáveis pela privatização da ANA. Entre as personalidades chamadas está o antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e os ex-ministros das Finanças Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque.
A iniciativa dos comunistas surgiu depois de ter visto chumbada a sua proposta para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito à privatização da concessionária dos aeroportos à francesa Vinci, inviabilizada pelos votos contra do PSD, PS e CDS e a abstenção do Chega.
No âmbito do requerimento do PCP vão ainda ser chamados, Sérgio Monteiro, ex-secretário de Estado das Infraestruturas, José Luís Arnaut, presidente do conselho de administração da ANA Aeroportos; Thierry Ligonnière, presidente da comissão executiva da ANA Aeroportos e organizações representativas dos trabalhadores.
A iniciativa surgiu depois de o Tribunal de Contas ter considerado em janeiro que a privatização “não salvaguardou o interesse público”, não maximizou o encaixe para o Estado e descurou a concorrência no setor aeroportuário. Conclusões que a ANA, na sua maioria, contestou.
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