Promotor do aeroporto de Santarém rejeita Alcochete. Magellan 500 evitaria “milhares de milhões de euros” públicos

Além de ser um investimento "totalmente privado", os promotores do projeto para o novo aeroporto em Santarém salientam que obra estaria concluída em cinco anos.

A Magellan 500, promotora do aeroporto em Santarém, lamenta que o Governo tenha escolhido o Campo de Tiro em Alcochete como a localização para o novo aeroporto do Lisboa, decisão que deverá ser comunicada esta noite pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, após o Conselho de Ministros. Em comunicado, os promotores consideram que o projeto em Santarém era o mais indicado para a construção do novo aeroporto e elencam um conjunto de argumentos que sustentam essa tese.

Na nota enviada às redações, os responsáveis apontam que o projeto de Santarém é o “único que aproveita as infraestruturas de acesso ferroviárias e rodoviárias existentes“, entre todas as opções avaliadas pela Comissão Técnica e Independente.

Ademais, sublinham, que é “o único projeto que evita vultosos investimentos de muitos milhares de milhões de euros” pagos pelo Estado, uma vez que a obra seria “totalmente privada e estaria operacional “cinco anos”, ao contrário das estimativas da CTI para o novo aeroporto de Lisboa, em Alcochete.

Para Magellan 500, Santarém permitia “ganhar tempo”, tendo em conta a “premência aeroportuária”, pois não obrigaria à construção de novas infraestruturas de acesso ferroviárias e rodoviárias, sendo possível aproveitar as já existentes.

Esta terça-feira, o Governo deverá anunciar a escolha do Campo de Tiro de Alcochete como localização do novo aeroporto da região de Lisboa, decisão que será formalizada no Conselho de Ministros extraordinário, desta tarde que serviu também para aprovar a realização de obras no Humberto Delgado para reforço da capacidade. O comunicado será feito pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, pelas 20h.

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