Grupo Gallo envolve a comunidade celíaca no desenvolvimento da estratégia de inovação das suas variedades sem glúten

  • Servimedia
  • 16 Maio 2024

Quase uma década após a criação da primeira receita de massa sem glúten, a colaboração com a FACE está "no centro" da estratégia de inovação da empresa para o desenvolvimento de produtos sem glúten.

Passaram quase 10 anos desde que o Grupo Gallo começou a produzir as suas primeiras variedades de massas sem glúten. Nessa altura, a empresa já contava com a participação da Federação Espanhola de Associações de Celíacos de Espanha (FACE), que aprovou a fórmula original com que a marca produziu as suas massas, naquela que seria a primeira fábrica em Espanha especializada em produtos “sem glúten”.

O Grupo Gallo disse na quinta-feira que, desde então, tem trabalhado “com os olhos postos no futuro” para aumentar a sua variedade de produtos sem glúten e continuar a responder aos pedidos da comunidade celíaca, para além das massas. “Este trabalho contínuo tornou-se agora um dos eixos estratégicos da empresa, proporcionando uma abordagem transversal a toda a inovação Gluten Free, para além da icónica embalagem azul – massas vegetais e caldos naturais – para a criação de produtos que garantam uma alimentação adequada e saudável, o único tratamento que existe para a doença celíaca”, indicou.

Por ocasião do Dia Internacional dos Celíacos, o Grupo Gallo afirmou a sua “consolidação como uma marca que contribuiu com valor para o mercado sem glúten, respondendo às necessidades dos consumidores”. “A estratégia do Grupo Gallo esteve alinhada desde o início com as exigências da Federação Espanhola de Associações de Celíacos de ter produtos sem glúten seguros, de qualidade e variados, para seguir o seu tratamento em condições dietéticas óptimas”, disse Montse Santafé, responsável pelo segmento Pasta Salud do Grupo Gallo.

Segundo ela, os produtos sem glúten do Grupo Gallo são elaborados sob controlos rigorosos que permitem a sua certificação no âmbito do Sistema Europeu de Licenciamento (SLE) ou “Espiga Barrada”, um símbolo reconhecido internacionalmente pela confiança que transmite aos consumidores e atribuído pela própria FACE.

Com uma prevalência que se multiplicou nos últimos 25 anos, estima-se que a doença celíaca afete atualmente cerca de 1,5% da população espanhola e que a sua incidência esteja a aumentar a um ritmo de 15%. Apesar da crescente capacidade de diagnóstico, três em cada quatro celíacos desconhecem que sofrem da doença.

A empresa salientou que “a Pastas Gallo foi a primeira marca em Espanha a ajudar a democratizar a compra de produtos sem glúten, evitando a procura de produtos em estabelecimentos especializados, e com preços acessíveis. Com uma quota de 38% e um crescimento de 2,3% no último ano, o Grupo Gallo consolida a sua liderança no mercado sem glúten. Este segmento foi, de facto, um dos poucos que resistiu ao avanço das marcas próprias devido à inflação dos preços e no qual os consumidores continuam a apostar em produtos de qualidade que respondam adequadamente às suas necessidades, tanto em termos de segurança alimentar como de qualidade organoléptica”.

Para garantir estes parâmetros, o Grupo Gallo trabalha com o coletivo de celíacos em sessões de degustação de produtos que lhes permitem propor inovações sem glúten, ao mesmo tempo que introduzem as melhorias necessárias na fórmula existente. Para Montse Santafé, “com esta linha de trabalho, o Grupo Gallo consolida a sua aliança com os celíacos e amplia o seu trabalho em benefício do grupo com propostas para melhorar a sua qualidade de vida”.

Por esta razão, e por ocasião do Dia Internacional dos Celíacos, o Grupo Gallo assinou um acordo de colaboração com a influenciadora Paula Monreal (@paufeel), que irá descrever a sua experiência de adaptação da sua dieta desde que foi diagnosticada há 8 anos, propondo receitas com produtos sem glúten Gallo. A primeira receita estará disponível a 16 de maio na sua conta do Instagram: https://www.instagram.com/paufeel/?hl=es

 

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