Lucros da Navigator baixam 11% para 64 milhões no arranque do ano

O volume de negócios crescer 7% para os 536 milhões. A divulgação de resultados surge um dia após a aquisição da Accrol, cuja tomada de posse da gestão está prevista prevista para 24 de maio.

A Navigator fechou o primeiro trimestre do ano com lucros de 64,1 milhões de euros, um resultado que fica 10,6% abaixo dos 71,7 milhões de euros reportados nos primeiros três meses de 2023, avançou a empresa, que concluiu ontem a aquisição da britânica Accrol por 152 milhões de euros e cuja tomada de posse da nova gestão está prevista para 24 de maio. Já as vendas aumentaram cerca de 7% para 536,4 milhões de euros no arranque do ano.

Já o EBITDA atingiu os 133 milhões, um crescimento de 2% face aos 131 milhões de euros registados no período homólogo e de 7% em relação aos 125 milhões nos últimos três meses de 2023, com a margem EBITDA a situar-se em 25%, “beneficiando da redução dos custos variáveis e do aumento de volumes”, justifica a papeleira.

“Os resultados do 1º trimestre de 2024 evidenciam um arranque muito positivo, com a procura de pasta e papéis a manter a evolução favorável que já se fazia sentir no 2º semestre de 2023“, adianta a empresa em comunicado.

Segundo a empresa, o 1º trimestre foi marcado ainda pela evolução positiva dos preços de referência da pasta e papel, “sustentada pelas referidas dinâmicas verificadas na procura a que se adicionaram relevantes restrições na oferta, nomeadamente stocks baixos no início do ano, greves na Finlândia e as restrições no Mar Vermelho”.

A Navigator destaca que, “na segunda metade do ano pode registar-se um abrandamento, não obstante um conjunto de eventos que normalmente potenciam o consumo”. “No segmento de papel, é esperada para o 2º trimestre uma desaceleração do ritmo de crescimento da carteira de encomendas, crescimento que se tem vindo a verificar a partir de setembro de 2023″, reconhece a empresa.

O volume de vendas de papel e packaging atingiu 354 mil toneladas (+10% face ao 4º trimestre e +29% face ao 1º trimestre de 2023), tendo o valor das vendas apresentado um crescimento de 12% face ao último trimestre e 9% face ao período homólogo. Já o volume de vendas de pasta foi de 110 mil toneladas, o que representa um crescimento de 20% quer em relação ao trimestre homólogo, quer face aos três meses anteriores.

A geração de cash flow livre no trimestre foi de cerca de 46 milhões de euros, um valor que compara com cerca de 31 milhões no período homólogo. “O volume de geração de cash tem-se mantido elevado, mesmo com a moderação inerente à continuação de uma política de suporte à liquidez dos nossos parceiros (expressa na redução de saldos de fornecedores) e não obstante o volume desembolsado para investimento no período”, justifica.

O endividamento líquido no final do trimestre foi de 444 milhões de euros, face aos 351,4 milhões de euros registados no arranque de 2023.

Tomada de posse na Accrol na próxima semana

A divulgação de resultados trimestrais ocorre apenas um dia após a companhia ter revelado que concluiu a aquisição da totalidade do capital da britânica Accrol por 152 milhões de euros. “A Oferta foi aprovada na Audiência de Tribunal com 99,12% dos votos, e a deliberação que aprovou a Oferta em Assembleia Geral foi tomada por 99,17% dos votos presentes, viabilizando a aquisição de 100% do capital social da empresa”, informou a empresa liderada por Antonio José Pereira Redondo em comunicado enviado à CMVM.

A Navigator realça que a Accrol é líder no segmento de transformação de papel tissue no Reino Unido, produzindo rolos de papel higiénico, rolos de cozinha e lenços faciais de marca própria para a maioria dos principais retalhistas no Reino Unido e a conclusão da operação “vem no seguimento da estratégia de diversificação do Grupo”.

“A Navigator vê a Accrol como uma oportunidade atrativa para entrar no mercado britânico, através da aquisição de uma empresa líder no setor de transformação de papel tissue, com vantagens competitivas, valores complementares e forte alinhamento com a Navigator”, aponta a papeleira no comunicado de resultados trimestrais.

A Navigator prevê que o grupo combinado gerará mais de 580 milhões de euros em vendas neste segmento, com o mercado do Reino Unido a contribuir com cerca de 50% do volume total de negócio de tissue. A tomada de posse da gestão da Accrol está prevista para 24 de maio.

Notícia atualizada às 18h07

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