Memorando da NAV aponta para 52 movimentos por hora em Lisboa, diz Pinto Luz
Com as obras que serão feitas, a NAV considera que há condições para aumentar a capacidade no bloco de espaço aéreo de uma média de 44 para 52 movimentos por hora.
A NAV acredita que é possível atingir os 52 movimentos por hora no espaço aéreo da região de Lisboa, com as alterações na gestão do tráfego aéreo e as obras que serão feitas tendo em vista aumentar a capacidade na Portela, enquanto não está pronto o novo aeroporto, adianta Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, numa audição na Assembleia da República esta sexta-feira.
“No memorando enviado a mim e ao secretário de Estado das Infraestruturas, assinado pelos três administradores da NAV, para preparar a decisão que estamos a preparar, diz: a NAV reúne as condições para aumentar a capacidade neste bloco de espaço aéreo de 44 para 52 movimentos por hora”, indicou o ministro no Parlamento. “Não são 45, são 52″, atirou.
A NAV indica ainda, “ponto por ponto”, as obras necessárias para garantir este número de movimentos, destaca o ministro, que diz que o despacho — assinado pelos administradores nomeados pelo anterior Governo socialista — chegou ao gabinete a 3 de maio.
É de salientar que na resolução do Conselho de Ministros para as obras no aeroporto da Portela já determina “que a ANA – Aeroportos de Portugal, S. A. desenvolva o Plano de Investimentos faseado para o Aeroporto Humberto Delgado, em estreita cooperação com as demais entidades competentes, tendo em vista atingir o objetivo de 46 a 48 movimentos por hora”.
Este número deverá assim ser mais elevado, segundo os cálculos apresentados por Miguel Pinto Luz no Parlamento, com base na avaliação dos técnicos da NAV.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Memorando da NAV aponta para 52 movimentos por hora em Lisboa, diz Pinto Luz
{{ noCommentsLabel }}