Fisco já reembolsou 1.248 milhões de euros. Prazo médio foi de 21,8 dias

Já foram entregues mais de quatro milhões de declarações de IRS desde 1 de abril. Prazo termina a 30 de junho.

Desde o início da campanha de IRS deste ano, referente aos rendimentos de 2023, já foram entregues mais de quatro milhões de declarações. A Autoridade Tributária já efetuou reembolsos no valor de 1.247,8 milhões de euros, com um prazo médio de 21,8 dias, segundo indicou fonte oficial do Ministério das Finanças ao ECO.

Foram no total entregues já 4.137.301 declarações de IRS, das quais foram liquidadas 3.335.000. Desde 1 de abril, data em que arrancou a entrega do IRS este ano, foram já efetuados 1.339.167 reembolsos, no montante de 1.247,8 milhões de euros.

Já o prazo médio dos reembolsos pagos foi de 21,8 dias, “que compara com 24 dias, no período homólogo”. É de salientar que o reembolso é normalmente efetuado mais rapidamente para os contribuintes que entregam o IRS automático, ou seja, a declaração já pré-preenchida sem alterações.

Os contribuintes têm reportado alguns problemas no processo, sendo que o Portal da Queixa indicou esta quarta-feira em comunicado que recebeu mais de 170 reclamações relacionadas com o tema dirigidas ao Fisco, mas as Finanças asseguram que “não se verifica registo de evidências de anomalias ou constrangimentos nos processamentos de validação e liquidação das declarações de IRS, relativas ao ano de 2023, estando os trabalhos a decorrer com normalidade”.

A entrega de IRS decorre até 30 de junho. Para os contribuintes que estão abrangidos pelo IRS automático, caso não confirmem os valores ou submetam outra declaração dentro do prazo, o Fisco assume a declaração provisória pré-preenchida como entregue.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco já reembolsou 1.248 milhões de euros. Prazo médio foi de 21,8 dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião