Fundación Jiménez Díaz lidera pelo terceiro ano a eficiência hospitalar na Comunidade de Madrid

  • Servimedia
  • 23 Maio 2024

Pelo terceiro ano consecutivo a Fundación Jiménez Díaz destaca-se como o hospital de alta complexidade de Madrid com a melhor eficiência tanto em gestão económica como eficiência assistencial.

A Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED) apresentou os resultados da terceira edição do “Quadrante de Eficiência Hospitalar”, que analisa a eficiência dos oito centros de referência do Serviço de Saúde de Madrid que formam o chamado grupo de hospitais de alta complexidade, e no qual a Fundación Jiménez Díaz lidera pelo terceiro ano a eficiência hospitalar da Comunidade de Madrid.

O estudo, elaborado por Pedro Cortiñas, professor do Departamento de Economia Aplicada e Estatística da universidade, baseou-se na análise de dois indicadores, o Indicador de Gestão, que estuda a eficiência em termos económicos, e o Indicador de Cuidados, que mede a eficiência do ponto de vista dos cuidados.

Nesta nova edição, o H.U. Fundación Jiménez Díaz, o único hospital de referência dos Sermas com um modelo de gestão misto, voltou a ser classificado, pela terceira vez consecutiva, como o hospital de alta complexidade mais eficiente, com um valor de 1,59 e, mais uma vez, com uma pontuação muito superior ao resto dos hospitais de alta complexidade analisados. Todos eles, com exceção do Hospital Puerta de Hierro, têm uma eficiência negativa em termos relativos em relação ao valor médio de todos os hospitais analisados.

A UH Puerta de Hierro (0,01) mantém-se no segundo lugar do Quadrante, a mesma posição que também ocupou nas duas edições anteriores, seguida da UH La Princesa (-0,02), que sobe duas posições. Em quarto lugar está o H.U. Ramón y Cajal (-0,11), enquanto o H.U. La Paz (-0,16) sobe para o quinto lugar e o H.U. 12 de Octubre (-0,24) sobe para o sexto lugar. Os rácios de eficiência mais baixos do Quadrante são o H.U. Gregorio Marañón (-0,43) e o H.U. Clínico San Carlos (-0,64).

“Mais uma vez, os bons resultados obtidos pela Fundación Jiménez Díaz, que consolida a sua liderança em eficiência, marcam os dados de todos os hospitais analisados. Uma liderança que também se repete na análise de cada um dos indicadores estudados, tanto económicos como assistenciais, encabeçados em ambos os casos pela Fundação, que é a única a apresentar rácios positivos em ambos os casos”, afirma Pedro Cortiñas, responsável pelo estudo.

EFICIÊNCIA ECONÓMICA

A superioridade da Fundación Jiménez Díaz em relação ao resto dos hospitais de alta complexidade de Madrid é também evidente na análise do Indicador de Gestão, que mede a eficiência económica e que, no caso da Fundación, se situa em 1,57. Em segundo lugar encontram-se o H.U. Ramón y Cajal e o H.U. de la Princesa (ambos com 0,24) e em quarto lugar o H.U. 12 de Octubre (0,13). Gregorio Marañón (0,86), H. Clínico San Carlos (-0,75) e H.U. La Paz (-0,32) são os três hospitais com a eficiência económica mais baixa do grupo.

O Indicador de Gestão analisa 4 rácios diferentes para medir a eficiência económica dos 8 hospitais de alta complexidade do Serviço de Saúde de Madrid, que são objeto do presente relatório: despesas correntes/doentes (eficiência das despesas correntes), despesas totais/doentes (eficiência das despesas totais), rácio doentes/pessoal (eficiência do pessoal) e rácio de despesas com pessoal (reconhecimento do pessoal). Para calcular este Indicador, é aplicado um método fatorial que permite atribuir pesos a cada um dos rácios e extrair os valores latentes de cada um, tendo em conta as correlações destes e eliminando-as do peso final.

O estudo realizado pela UNED também destaca uma capacidade média de poupança de 16,4 por cento para o resto dos hospitais de referência de Madrid, se alcançassem o nível de eficiência da Fundación Jiménez Díaz, sendo o hospital com o nível de eficiência mais elevado e o H.G.U. Gregorio Marañón o mais baixo.

Um cálculo para o qual se utilizou a metodologia DEA (Data Envelopment Analysis), que permite, por um lado, determinar o output que cada unidade de análise poderia produzir com uma utilização eficiente dos seus recursos e, por outro, conhecer o input ou a ineficiência que se verifica em cada unidade de análise ou, por outras palavras, o nível ótimo de recursos necessários para a produção da unidade.

EFICIÊNCIA DOS CUIDADOS

O Indicador de Eficiência Assistencial, que analisa seis das principais variáveis do Observatório de Resultados Sermas, também destaca a Fundación Jiménez Díaz em relação ao resto dos hospitais de alta complexidade de Madrid. A Fundación Jiménez Díaz tem o valor mais alto (1,62), quase um ponto e meio atrás do segundo,

O H.U. Puerta de Hierro (0,27) e o H.G.U. Gregorio Marañón (0,01), ambos com rácios de Eficiência Assistencial positivos, ocupam a segunda e a terceira posição, enquanto o resto dos hospitais têm rácios negativos, com o H.U. 12 de Octubre (-0,61) e o H. Clínico San Carlos (-0,59) a fecharem a tabela deste indicador.

Para gerar o Índice de Eficiência em Saúde, por um lado, realizou-se uma ponderação simples dos dados e, por outro, uma análise fatorial. A Fundación Jiménez Díaz apresentou diferenças bastante significativas em relação aos outros hospitais, obtendo os melhores resultados em cinco das seis variáveis analisadas, exceto no rácio de mortalidade ajustado (RMA), onde obteve o segundo melhor resultado, apenas atrás do H.G.U. Gregorio Marañón.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundación Jiménez Díaz lidera pelo terceiro ano a eficiência hospitalar na Comunidade de Madrid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião