Exclusivo Riopele desiste do Programa de Recapitalização do Banco de Fomento

Riopele era uma das quatro empresas que ainda não tinha contratualizado as suas operações de recapitalização. Eurogalva, Calvelex e Tupai ainda estão em negociações, confirmou o ECO junto das três.

A Riopele desistiu de recorrer ao Programa de Recapitalização Estratégica do Banco Português de Fomento, porque as ofertas da banca comercial permitem à empresa poupar mais de um milhão de euros, confirmou ao ECO, o presidente do conselho de administração da empresa.

“A operação foi proposta no início de 2022, numa altura em que a conjuntura era desfavorável à empresa. Mas, dois anos depois, a Riopele melhorou muito os resultados e conseguiu libertar meios próprios para acorrer aos investimentos em curso”, contextualizou José Alexandre Oliveira. “A melhoria dos rácios despertou um aumento da oferta da banca comercial porque nos tornámos mais atrativos”, acrescentou o presidente do conselho de administração da Riopele.

Assim, a diferença dos custos (spread) da operação no Banco de Fomento e na banca comercial “é muito grande”. “Apesar do esforço da administração, o BPF não conseguiu fazer melhor”, admitiu José Alexandre Oliveira. “Ao fazer as contas, tenho de ir por quem me leva um e não três. Tenho de defender os interesses da Riopele”, acrescentou.

“Conseguimos financiamento a médio prazo pela banca comercial que nos satisfaz em valores significativos e, por isso, não vale a pena optar pelos oito anos que o BPF oferece”, afirma. “Era mais tranquilizante”, reconhece, “mas um empresário tem de tomar decisões”. “Não faz sentido assinar um contrato que iria prejudicar a empresas em montantes significativos.”

“Desistimos porque assim conseguimos uma poupança significativa: mais de um milhão de euros”, precisou.

A Riopele era uma das quatro empresas que ainda não tinha contratualizado as suas operações de recapitalização. Eurogalva (galvanização e metalomecânica), Calvelex (têxtil) e Tupai (uma empresa de metalomecânica ligeira) ainda estão em negociações, confirmou o ECO junto das três empresas. “Ainda estamos a fechar cláusulas contratuais”, disse ao ECO Samuel Coelho, admitindo que não está muito confiante já que a empresa também apresentou a sua candidatura em 2022 e ainda não foi possível concluir a operação. Também César Araújo explicou que as negociações com a sua empresa também giram em torno das cláusulas contratuais.

No início de maio, fonte oficial do Banco de Fomento disse ao ECO que “a contratualização dos investimentos” nestas empresas ocorreria “em breve, estando as empresas a reunir as últimas peças de documentação necessárias à prévia formalização da contratação”. Mas desde então não houve qualquer evolução e o programa tem apenas aprovados 95,32 milhões de euros, agora que a Riopele desistiu dos 9,97 milhões que lhe estavam alocados.

O Banco de Fomento disse no início do mês que estava confiante que será possível executar a totalidade dos 200 milhões de euros de dotação do Programa de Recapitalização Estratégica dentro do prazo limite exigido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “O conjunto das operações, tanto em análise como já aprovadas, relativas ao Programa de Recapitalização Estratégica, excede o valor total destinado a este programa (mais de 212 milhões de euros)”, explicou no início do mês fonte oficial do BPF.

“O conjunto das operações recebidas representa 321% da dotação do Programa de Recapitalização Estratégica, sendo que a soma das operações em análise e já aprovadas excede o valor total destinado a este programa”, acrescenta a mesma fonte, precisando que “tem havido uma requalificação da procura e o pipeline em análise apresenta oportunidades interessantes de apoio à economia portuguesa”.

Fonte: Banco de Fomento

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Riopele desiste do Programa de Recapitalização do Banco de Fomento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião