5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 31 Maio 2024

Esta sexta-feira é a última oportunidade para os jovens pedirem a devolução das propinas. O grupo Ibersol divulga resultados e o Eurostat e o INE divulgam dados e estatísticas.

Os jovens têm até hoje para pedirem o seu prémio salarial de valorização das qualificações, ou seja, a devolução das propinas. O grupo Ibersol divulga também esta sexta-feira os seus resultados referentes ao primeiro trimestre e a Direção-Geral do Orçamento (DGO) apresenta a síntese de execução orçamental referente ao mês de abril.

Último dia para pedir prémio salarial

Esta sexta-feira é data limite para que quem tenha concluído os estudos nos últimos anos possa fazer o pedido online do prémio salarial de valorização das qualificações, medida que, na prática, corresponde à devolução das propinas. Até ao momento, mais de 161 mil pessoas já solicitaram este apoio, que varia entre 697 euros por ano, no caso dos licenciados, e 1.500 euros, no caso dos mestres.

Ibersol divulga resultados

O grupo Ibersol escolheu esta sexta-feira para apresentar as suas contas referentes ao primeiro trimestre. O grupo de restauração, que explora várias marcas de fast food em Portugal e Espanha e está cotado na bolsa de Lisboa, registou 15,4 milhões de euros de lucro em 2023, numa descida de mais de 90% em comparação com o ano anterior.

Eurostat avança inflação na Zona Euro

Esta sexta-feira, o Eurostat revela também dados relativos ao índice de preços no consumidor na Zona Euro referentes ao mês de maio. Recorde-se que de acordo com a estimativa rápida divulgada pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia, a inflação na Zona Euro em abril manteve-se estável nos 2,4%. Portugal ficou abaixo da média da zona euro com uma estimativa de 2,3%.

INE também divulga preços em Portugal

A nível nacional, o INE também vai divulgar diversas estatísticas. Além de estimativas rápidas sobre a inflação (maio) e a atividade turística (abril), o Instituto Nacional de Estatística apresenta ainda as contas nacionais trimestrais referentes ao primeiro trimestre, os índices de produção industrial, relativos a maio, e as estatísticas da pesca referentes ao ano de 2023.

Governo mostra a execução orçamental

Tal como todos os meses, a Direção-Geral do Orçamento (DGO) vai divulgar a síntese de execução orçamental, desta vez referente ao mês de abril. Na síntese de março, as contas públicas voltaram ao vermelho pela primeira vez “desde dezembro de 2022”, sendo que o excedente de 785 milhões em fevereiro passou para um défice de 259 milhões de euros em março, último mês de Fernando Medina como ministro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião