Turquia impõe tarifa de 40% sobre importações de carros chineses

  • ECO
  • 8 Junho 2024

A tarifa adicional turca será fixada num mínimo de 7.000 dólares por carro, com efeitos a partir de 7 de julho, e aplica-se a "veículos de passageiros convencionais e híbridos" fabricados na China.

A Turquia vai avançar com uma tarifa adicional de 40% sobre as importações de veículos da China, tendo em vista proteger as fabricantes nacionais, anunciou este sábado o Ministério do Comércio turco. A Comissão Europeia deverá anunciar na próxima semana se irá impor tarifas adicionais.

A tarifa adicional turca será fixada num mínimo de 7.000 dólares por veículo, com efeitos a partir de 7 de julho, adianta a decisão presidencial publicada no Diário Oficial do país.

A taxa “será imposta à importação de veículos de passageiros convencionais e híbridos da China, a fim de aumentar e proteger” a produção nacional que está em queda, lê-se no anúncio do Ministério do Comércio, citado pela Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

O Governo turco justifica ainda a decisão com a meta do défice e os esforços para incentivar o investimento e a produção nacionais. No ano passado, a Turquia já tinha imposto tarifas adicionais às importações de veículos elétricos fabricados na China.

Pequim tem enfrentado pressões comerciais crescentes por parte de vários países, devido ao aumento das exportações de carros elétricos, que muitos países dizem acreditar que estão a ser impulsionadas por subsídios dados por Pequim aos fabricantes de carros elétricos na China. O tema já levou a Comissão Europeia a anunciar uma investigação e, segundo a Reuters, Bruxelas deverá anunciar na próxima semana se irá impor tarifas extras provisórias. Em Portugal, a venda de carros elétricos fabricados na China ainda é pouco expressiva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turquia impõe tarifa de 40% sobre importações de carros chineses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião