Evolução positiva do setor dos Assuntos Públicos em Espanha: uma comparação internacional

  • Servimedia
  • 11 Junho 2024

O setor dos assuntos públicos e do lobbying sofreu uma notável transformação e crescimento em Espanha na última década, tanto na base profissional como nos serviços de consultoria.

Esta linha de trabalho, que conta com o primeiro relatório do Instituto Coordenadas para la Gobernanza y la Economía Aplicada (ICGEA), apresenta uma análise comparativa do desenvolvimento deste setor em Espanha, com as tendências observadas na Europa e nos Estados Unidos.

Identifica padrões de qualidade e áreas de oportunidade que podem ser aplicados no contexto espanhol para promover um crescimento sólido e maior, contextualizando a evolução para um crescente protagonismo empresarial, onde a interação entre instituições, autoridades, reguladores, administrações e empresas “não só é necessária, como positiva, ao proporcionar o conhecimento de setores altamente especializados, dando capilaridade aos instrumentos de execução das políticas públicas e conhecendo a sua eficácia e alcance, sobre os efeitos propostos e os efetivamente alcançados”, indica a entidade.

O responsável observa que o setor registou um crescimento significativo devido à complexidade crescente da legislação europeia, estatal, multiestatal e local, bem como à necessidade de as empresas interagirem eficazmente com o ecossistema político. Como tal, registou um aumento anual de 25% no volume de negócios nos últimos cinco anos. Empresas líderes como a LLYC, a Acento e a Vinces ultrapassaram os 25 milhões de euros de volume de negócios, expandindo as suas equipas e serviços.

Além disso, observa que surgiram novas consultoras, como a Estrategos e a BeBartlet, que se juntaram a clássicas como a Nitid, a Political Intelligence e a Reti; as agências de comunicação continuam a expandir-se ou a incorporar os assuntos públicos na sua oferta, como é o caso da Kreab, da Roman ou da Harmon. O valor atual do setor situa-se entre os 40 e os 50 milhões de euros, prevendo-se um aumento significativo até 2030; não incluindo nestas ponderações o bloco de consultoria pública das empresas de auditoria, especialmente as 4 “big four”.

PERFIL PROFISSIONAL

Os cargos de relações públicas empresariais estão a ganhar autonomia dentro das empresas através da criação de equipas específicas, com uma presença quase total no Ibex-35; e entre as grandes filiais de multinacionais sediadas no nosso país. O número total de profissionais situa-se atualmente entre 700 e 900 pessoas. As previsões de evolução profissional são muito positivas, atingindo 5.000 empregados em assuntos públicos até 2030.

No entanto, é preciso acrescentar que o setor em Espanha ainda carece de formação qualificada relevante para apoiar o crescimento esperado. A Universidade de Deusto tem um curso anual de 8 horas, a Universidade de Comillas com um curso de pós-graduação, a Universidade Católica de Ávila com um mestrado online e a Universidade Autónoma de Madrid com um curso de 10 sessões. Outra fonte muito importante de geração de profissionais são os políticos e altos funcionários públicos que terminam a sua carreira política ativa e optam por contribuir com os seus conhecimentos empíricos para o setor privado,

COMPARAÇÃO INTERNACIONAL

O Instituto acredita que a procura de assuntos públicos levará a uma duplicação de todos os valores representativos em Espanha a curto prazo; mas ainda haverá uma diferença significativa em relação à Europa. “O Reino Unido, a Alemanha e a França registaram um crescimento robusto, e a Espanha ainda tem espaço para crescer. No Reino Unido, o setor gerou mais de 2 mil milhões de euros no ano passado, com mais de 4.000 profissionais. Em Bruxelas, o epicentro dos assuntos públicos na Europa, estima-se que existam mais de 10.000 profissionais diretos”, afirma.

Segundo o Eurostat, o setor tem crescido 16% ao ano na UE. No entanto, ao contrário de Espanha, nestes países, há uma maior penetração das tecnologias digitais na consultoria de assuntos públicos. A integração de ferramentas analíticas avançadas tem sido fundamental para a análise política e a tomada de decisões estratégicas.

Nos Estados Unidos, o setor está muito desenvolvido, com cerca de 12.000 profissionais e uma receita anual de 10 mil milhões de dólares. A adoção de tecnologias avançadas tem sido fundamental para o seu sucesso, nomeadamente a integração de big data e inteligência artificial na análise política e na tomada de decisões estratégicas.

RECOMENDAÇÕES

Neste contexto, conclui que o setor da consultoria em assuntos públicos em Espanha está bem posicionado para continuar a crescer. “O modelo de registo da União Europeia é um caso de sucesso internacional que pode e deve ser extrapolado pelo governo espanhol. O estabelecimento de multinacionais especializadas em Espanha e as colaborações estratégicas e acordos com líderes em Bruxelas ou Washington podem ser importantes para melhor formar os operadores em Espanha”, explica.

Além disso, afirma que “a Espanha tem um défice de tecnologia aplicada ao setor e de programas educativos relacionados com os assuntos públicos, em comparação com o Reino Unido e os EUA, o que pode dificultar o crescimento. Surgirão fornecedores para satisfazer ambas as necessidades, e num curto espaço de tempo. A economia espanhola está preparada para duplicar o setor sem qualquer problema e, em 2030, aproximar-se dos principais países europeus, com uma estimativa de 5.000 profissionais e 200 milhões de euros de faturação anual para as empresas especializadas”.

Jesús Sánchez Lambás, vice-presidente executivo do Instituto Coordenadas de Governação e Economia Aplicada, considera que “os assuntos públicos são cada vez mais necessários na evolução política e empresarial do nosso país, com uma corresponsabilidade total entre ambos” e acrescenta que “é positivo para a sociedade, para o Estado e para a economia”.

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