5 coisas que vão marcar o dia
Mário Centeno e Cristina Dias vão ser ouvidos no Parlamento e o INE divulga dados sobre as taxas de juro do crédito à casa. IGCP emite Bilhetes Tesouro.
Mário Centeno será ouvido no Parlamento sobre os prejuízos do Banco de Portugal em 2023. A secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, também será ouvida relativamente à polémica indemnização de 79 mil euros que recebeu quando saiu da administração da CP. O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai medir o pulso às taxas de juro no crédito à habitação, enquanto a proposta do PS para alargar a taxa reduzida do IVA na eletricidade será votada na especialidade. Conheça algumas das coisas que poderão marcar o dia esta quarta-feira.
Governador Mário Centeno responde aos deputados
O Governador do Banco de Portugal (BdP) e ex-ministro das Finanças, Mário Centeno, vai ser ouvido na Assembleia da República, na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, no âmbito do Plano de Atividades e ao abrigo de um requerimento apresentado pelo Chega. Em causa estão os prejuízos do BdP em 2023. O Chega vai questionar o governador sobre que medidas tomou para amenizar potenciais prejuízos e que medidas já deveriam ter sido tomadas ou podem vir a ser tomadas para enfrentar eventuais problemas económicos para o país.
Mais uma indemnização discutida no Parlamento
A secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, vai ser ouvida na Assembleia da República esta quarta-feira, às 10h30, numa audição a pedido do PS, devido às circunstâncias em que deixou os quadros da CP. Em causa está uma polémica indemnização de 79 mil euros que recebeu em 2015 aquando da sua saída do cargo de administradora, para ocupar o mesmo cargo na Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, por convite do Governo então liderado por Pedro Passos Coelho. Os socialistas quem saber se houve algum parecer jurídico que fundamente os termos da indemnização e entender os contornos éticos, políticos e morais dessa decisão.
IGCP volta ao mercado obrigacionista com BT a 3 e 11 meses
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza, pelas 10h30, dois leilões de Bilhetes do Tesouro, a três meses e a 11 meses, com maturidades a 20 de setembro e 2024 e 16 de maio de 2025, num montante indicativo global entre 1.250 milhões de euros e 1.500 milhões de euros.
Como evoluíram os juros da casa?
O INE vai divulgar esta quarta-feira dados referentes às taxas de juro implícitas no crédito à habitação relativas a maio. Os últimos dados divulgados dão conta de que a prestação média da casa se agravou em um euro em abril, para os 404 euros, apesar de as taxas de juro para o conjunto de empréstimos à habitação terem descido pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 4,606%.
Proposta do PS sobre IVA da luz votada na especialidade
Será votada na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública a proposta do PS que prevê o alargamento do consumo de eletricidade que está sujeito à taxa reduzida de IVA, de 6%. A proposta já foi aprovada na generalidade no Parlamento com a abstenção do Chega e votos contra do PSD e do CDS. Os socialistas propuseram um alargamento dos consumos sobre os quais se aplica uma taxa reduzida de IVA para os primeiros 200 kWh de energia elétrica consumida em cada mês (duplicando os atuais 100 kWh), ou de 300 kWh mensais no caso das famílias numerosas (duplicando os atuais 150 kWh).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}