Holding da família Mota investe quase 400 mil euros para reforçar na Mota-Engil

A Mota Gestão e Participações esteve no mercado a comprar ações da construtora nos dias 14 e 17 de junho. Aquisição ocorre num momento de fraqueza das ações, que afundam perto de 40% desde março.

A holding da família Mota investiu perto de 400 mil euros para comprar 114.500 ações da construtora, aproveitando a forte correção da empresa desde os máximos de março para reforçar a sua posição no capital.

A Mota Gestão e Participações, SGPS adquiriu um total de 114.500 ações da Mota-Engil, em duas operações realizadas nos dias 14 e 17 de junho, informou a empresa em comunicado enviado esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O maior lote de ações (57.500) foi comprado na sessão de 14 de junho, por um preço médio de 3,439 euros, o que perfaz um investimento de 197,7 mil euros. Os outros 57.000 títulos foram adquiridos na sessão desta segunda-feira, com um preço médio de 3,476 euros, num investimento de 198 mil euros. Entre as duas operações, a holding da família gastou 395.874,5 euros para reforçar a sua posição na construtora.

Estas compras ocorrem num momento marcado pela correção das ações, com os donos da empresa a darem um sinal de confiança na evolução dos títulos. A Mota-Engil desce 39,6% desde os máximos de 4,81 euros, registados no início de março. No acumulado do ano, a companhia nortenha perde perto de 12%, apesar de ter vindo a anunciar a adjudicação de vários contratos.

A 6 de junho anunciou um novo contrato de 135 milhões de euros no Brasil. Na divulgação de resultados do primeiro trimestre de 2024, que revelaram um crescimento de 54% para 20 milhões de euros, a Mota-Engil destacou um “novo recorde da carteira de encomendas”, com 14 mil milhões de euros. Segundo o grupo, 2,6 mil milhões de contratos foram adjudicados no primeiro trimestre deste ano, sobretudo de engenharia e construção em África.

Após a aquisição destes dois blocos de ações, a Mota Gestão e Participações, SGPS, S.A. passou a ser titular de 117.942.148 ações representativas do capital social da Mota-Engil, correspondentes a 38,45% do seu capital social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Holding da família Mota investe quase 400 mil euros para reforçar na Mota-Engil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião