F.Rego sobe negócios mas desce lucro a absorver as empresas adquiridas
A corretora comprou três mediadoras num ano e meio. Em 2023 teve os custos da reorganização mas só este ano tem as receitas. Quer ser a maior operadora de capital exclusivamente nacional.
A corretora F.Rego subiu 4,1% os seus negócios em 2023 ultrapassando os 10,7 milhões de euros enquanto os resultados líquidos desceram 3,8% para 1,82 milhões de euros. No entanto, fonte da empresa indica o volume de prémios intermediados cresceu cerca de 8%, devendo-se o desfasamento com a faturação a uma alteração das imputações de receita entre empresas do Grupo, incluindo as participadas localizadas no estrangeiro.

Segundo o relatório e contas da F. Rego, a baixa nos lucros deveu-se à absorção das novas aquisições concretizadas no ano passado. “Os processos de aquisição e consolidação das sociedades SR Mediação de Seguros e Francisco Leite Mediação de Seguros, representaram um esforço adicional na racionalização de operações redundantes, a unificação de sistemas e processos e a gestão de recursos humanos”, acrescentando que “esses esforços de integração geraram, naturalmente, custos adicionais no curto prazo, sendo que esse impacto dissipar-se-á ainda durante o exercício de 2024”.
Por outro lado, o benefício das novas participadas só este ano se vai verificar no lado das vendas dado “essas compras terem ocorrido no último trimestre de 2023, o impacto positivo que se espera na consolidação das respetivas receitas, na F. Rego, será apenas verificado no exercício de 2024”, afirma a empresa.
A F. Rego tem vindo a adquirir mediadoras de seguros depois de, em 2022, ter absorvido a mediadora de Coimbra Wise Broker, através da holding do grupo, adquiriu no último trimestre de 2023, totalidade do capital das empresas SR Mediação de Seguros, de Leiria, e a Francisco Leite Mediação de Seguros, de Matosinhos. Durante o ano passado “aprofundou a parceria já existente com o mediador Unânime Mediação de Seguros”, refere a F.Rego.
A corretora afirma ainda que com este processo de consolidação e crescimento, quer “sedimentar-se como a maior corretora de seguros de capital 100% nacional e continuar o seu processo de ascensão nacional que, em 2022, a colocou em 7.º lugar no ranking das corretoras em Portugal”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
F.Rego sobe negócios mas desce lucro a absorver as empresas adquiridas
{{ noCommentsLabel }}