Chega a Espanha o “Eylea 8 mg” da Bayer, a única terapia que permite prolongar o tratamento até cinco meses na DMRI e no EMD

  • Servimedia
  • 27 Junho 2024

Estima-se que, em Espanha, cerca de meio milhão de pessoas vivam com estas patologias, que são as principais causas de perda de visão a nível mundial e requerem injeções intra-oculares frequentes.

O Ministério da Saúde, do Consumidor e da Segurança Social incluiu no Sistema Nacional de Saúde (SNS) o financiamento do Eylea™ 8 mg (aflibercept 8 mg) para o tratamento da Degenerescência Macular Neovascular Relacionada com a Idade (DMRI) e do Edema Macular Diabético (EMD).

É o único medicamento aprovado para ambas as condições que permite extensões de tratamento até 5 meses, com um perfil de segurança e eficácia comparável à terapia de referência Eylea™ 2 mg (aflibercept 2 mg) e o potencial para reduzir a frequência das injecções e proporcionar um controlo rápido e sustentado dos fluidos.

Doenças como a DMRI e a DMRI, as principais causas de perda de visão em todo o mundo, requerem uma abordagem que envolve injecções intra-oculares frequentes para manter a acuidade visual, o que representa um encargo significativo para os doentes, os seus cuidadores e o SNS. A nova terapia permite que os profissionais de saúde prolonguem os intervalos entre as injeções até cinco meses, o que pode satisfazer uma necessidade importante dos doentes sem comprometer a eficácia e a segurança, e reduzir os encargos com os cuidados.

“O prolongamento dos intervalos de tratamento é uma das grandes necessidades não satisfeitas dos doentes de oftalmologia, do sistema e dos profissionais de saúde. Esta inovação terapêutica, com eficácia e um elevado perfil de segurança, contribui para responder a esta necessidade”, segundo o Dr. Alfredo García Layana, diretor do Departamento de Oftalmologia da Clínica Universidad de Navarra e presidente da Sociedade Espanhola de Retina e Vítreo (SERV).

“Esta extensão pode ser uma grande ajuda para aliviar a carga de cuidados do sistema, reduzindo o número de injecções e visitas hospitalares, sem reduzir a eficácia em comparação com outras terapias”, afirma a Dra. Patricia Udaondo, oftalmologista do Hospital Universitário e Politécnico La Fe em Valência, da Clínica Aiken e da Fundação Aiken.

“Estamos convencidos de que esta nova terapia pode representar um novo paradigma no tratamento de doenças oftalmológicas com uma elevada incidência e impacto na vida dos doentes, dos seus cuidadores e dos profissionais de saúde”, acrescenta Guido Senatore, diretor médico da Bayer em Espanha.

Em Espanha, estima-se que haja um milhão de pessoas com deficiência visual. Destas pessoas, estima-se que 205 000 sofram de DMRI e 250 000 de EMD. A perda de visão tem um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes, que também veem a sua saúde mental comprometida.

Neste contexto, a Bayer lançou o documentário “Enfocados”, realizado em colaboração com a Associação Macula Retina e a Sociedade Espanhola de Retina e Vítreo (SERV), com o objetivo de aumentar a sensibilização e o conhecimento sobre estas patologias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chega a Espanha o “Eylea 8 mg” da Bayer, a única terapia que permite prolongar o tratamento até cinco meses na DMRI e no EMD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião