Crédito para a compra de casa recupera pelo quarto mês seguido

O montante de crédito à habitação voltou a recuperar em maio, alcançando 99,4 mil milhões de euros, o valor mais elevado desde junho de 2023.

O mercado de crédito em Portugal tem apresentado sinais de recuperação, especialmente no segmento do crédito à habitação. Após um período de contração, os empréstimos para aquisição de casa voltaram a crescer em maio, interrompendo uma tendência negativa que se verificava desde meados de 2023, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

Em maio, o montante total de empréstimos para habitação atingiu 99,4 mil milhões de euros em maio, representando um aumento de 228 milhões de euros face ao mês anterior e alcançando o valor mais elevado desde junho do ano passado.

Este crescimento é particularmente significativo, pois marca o primeiro mês, desde junho de 2023, em que a taxa de variação anual não foi negativa, estabilizando em 0,0% comparativamente ao período homólogo.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Os dados do Banco de Portugal revelam ainda que a concessão de crédito ao consumo verificou novamente crescimento homólogo significativo em maio, ao totalizar 21,7 mil milhões de euros, mais 100 milhões de euros face a abril, que se traduziu num aumento de 6,2% face a maio de 2023 — o mesmo crescimento homólogo verificado em abril.

No plano empresarial, os dados do Banco de Portugal destacam que o panorama permanece mais estável. O montante total situou-se nos 72,3 mil milhões de euros no final de maio, praticamente inalterado relativamente ao mês anterior. No entanto, comparativamente a maio de 2023, registou-se uma ligeira contração de 0,8%.

Decompondo estes dados, verificam-se distintas consoante a dimensão das empresas. Enquanto as microempresas destacaram-se com um crescimento anual positivo de 4,6% na concessão de crédito, as pequenas, médias e grandes empresas registaram taxas de variação negativas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito para a compra de casa recupera pelo quarto mês seguido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião