5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 2 Julho 2024

Em dia de estimativa rápida da inflação do mês de junho, o BCE continua os trabalhos em Sintra e o Partido Popular Europeu (PPE) reúne-se em Cascais.

Num dia em que serão divulgados indicadores macroeconómicos, entre eles, a primeira estimativa da inflação do mês de junho, o BCE dá início aos trabalhos em Sintra e o Partido Popular Europeu (PPE) reúne-se em Cascais.

Indicadores por cá…

O Instituto Nacional de Estatística divulga esta segunda-feira o Índice de Preços na Produção Industrial, referente ao mês de junho. Em maio, este indicador registou uma variação homóloga de 0,7%, mais 1,6 p.p. face a abril (-0,9%).

…e lá fora

A nível europeu, o Eurostat prepara-se para divulgar uma estimativa da inflação de junho. A taxa de inflação na Zona Euro ficou em maio acima das expectativas dos analistas, ao atingir os 2,6%, ainda acima da meta definida pelo BCE (2%). Além da inflação, o gabinete de estatísticas europeu vai dar nota da taxa de desemprego, referente ao mês de maio, nos 27 Estados-membros.

BCE reúne-se em Sintra

Os líderes dos bancos centrais na Europa estão reunidos esta semana em Sintra para um encontro de três dias. O tema desta edição é “Política monetária numa era de transformação”, com os responsáveis dos bancos centrais a discutir a entrada num novo ciclo de corte de juros, com a inflação já estável na maioria das economias. Além deste fórum conta com a participação dos representantes dos bancos centrais e terá alguns convidados especiais como Jerome Powell, presidente da Reserva Federal dos EUA.

PPE reunido em Cascais

Esta segunda-feira, Cascais recebe os study days da família política europeia do PSD e CDS. O encontro de dois dias conta com a participação, entre outros, das presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, bem como do presidente do PSD, Luís Montenegro.

Termina prazo para concurso do primeiro troço do TGV

Esta terça-feira termina prazo para as empresas se candidatarem à primeira parceria público-privada (PPP) da linha de alta velocidade. Trata-se do troço entre Porto e Oiã, num valor de 1,66 mil milhões de euros, a que se podem somar 480 milhões de euros de fundos europeus (2,14 mil milhões de euros no total).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião