Hoje nas notícias: Taxas de juro, IVA das empresas e OE2025

  • ECO
  • 4 Julho 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O governador do Banco de Portugal admite que é possível baixar os juros em todas as reuniões do Banco Central Europeu. O Governo prepara-se para aprovar uma medida que alarga o universo de empresas abrangidas pelo regime de IVA de caixa, elevando o volume de negócios anual limite dos atuais 500 mil euros para dois milhões de euros. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Centeno diz ser “possível” cortar juros em todas as reuniões do BCE

Sem se comprometer com números, Mário Centeno considera que “é possível cortar juros em todas as reuniões”. Em entrevista, o governador do Banco de Portugal diz que as decisões do Banco Central Europeu (BCE) dependem dos dados, cuja evolução tem apoiado o alívio da política monetária. “Devemos focar-nos na dimensão da política monetária sempre no médio prazo e não tanto no que se passa mês após mês. Isto é verdade para a inflação, mas também é verdade para a taxa de juros”, aponta.

Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Governo alarga regime de IVA de caixa para volumes de negócios até dois milhões

Entre as 60 medidas do pacote destinado a aumentar a competitividade da economia, que será aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros, consta o alargamento do universo de empresas que podem liquidar o IVA apenas no momento em que se verifique o pagamento da fatura e não na sua emissão. Atualmente, o regime de IVA de caixa abrange empresas com um volume de negócios até 500 mil euros, mas, com esta medida, o limite sobe para dois milhões de euros.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

“Se Governo quer aprovar OE tem de esforçar-se por negociar”, diz Mendonça Mendes

António Mendonça Mendes diz, em entrevista, que “se o Governo pretende aprovar o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), tem de se esforçar por o negociar”. Para o antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e adjunto de António Costa, não é altura para o Executivo pedir aos partidos da oposição qual é o seu posicionamento relativamente a um documento que desconhecem, questionando: “Em que momento vai iniciar o processo de negociação orçamental? Antes de aprovar em Conselho de Ministros a proposta de lei e enviar para a AR, ou depois, no Parlamento?”.

Leia a entrevista completa na Renascença (acesso livre)

Fisco cancelou 1,8 milhões em benefícios fiscais a empresas com dívidas

Ao longo do último ano, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) cancelou 1,8 milhões de euros em benefícios fiscais a empresas sediadas em Portugal, pelo facto de as sociedades em causa terem dívidas ao Fisco. De acordo com o relatório de combate à fraude relativo a 2023, a AT reviu 1.072 declarações de IRC relativas aos anos fiscais de 2020, 2021 e 2022, fazendo cair incentivos como deduções ao rendimento das empresas, deduções à coleta do IRC e ainda benefícios que resultavam de reduções da taxa de IRC.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Plataformas informáticas falham e causam caos na comunidade educativa

O prazo para as matrículas do 6.º ao 9.º ano e 11.º termina sexta-feira e muitos pais ainda não conseguiram inscrever os filhos devido a falhas nas plataformas informáticas, que têm estado a funcionar de modo intermitente. O programa E360 é utilizado também por muitas escolas para lançar notas, mas, perante as falhas, muitos docentes estão impedidos de o fazer.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Taxas de juro, IVA das empresas e OE2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião