BRANDS' CAPITAL VERDE Integrar migrantes qualificados permitiria “33,8 mil milhões de euros em crescimento”, afirma Mursal Hedayat

  • BRAND'S CAPITAL VERDE
  • 11 Julho 2024

CEO da Chatterbox foi uma das oradoras internacionais na Conferência BCSD Portugal 2024, em Lisboa, onde partilhou a história da sua família de refugiados afegãos.

De refugiada afegã, em fuga da guerra, a CEO de uma startup multinacional. Este é o percurso de Mursal Hedayat, apontada como um dos jovens talentos promissores abaixo dos 30 anos pela Forbes e uma das principais oradoras da Conferência BCSD Portugal 2024, que decorreu na Cordoaria Nacional, em Lisboa, a 3 de julho. “Sou uma mulher afegã, sou refugiada, sou CEO da Chatterbox”, começou por se apresentar perante uma plateia com centenas de empresários portugueses.

Mursal Hedayat, CEO da Chatterbox
Mursal Hedayat, CEO da Chatterbox © Fotografia: Filipa Lima Gomes

Filha de pais que fugiram de Cabul, no Afeganistão, para o Reino Unido, Hedayat conhece bem as dificuldades de quem não domina o idioma do país onde chega, mas sobretudo as barreiras que isso cria aos indivíduos. “Esta engenheira civil [mãe] e este professor de matemática [pai] procuraram emprego durante dois anos e, por fim, tiveram de aceitar um trabalho qualquer”, recorda.

Além das consequências que a falta de oportunidades gera, Mursal Hedayat diz mesmo que existe “um desperdício incrível” de talento e riqueza. “Se reintegrássemos os refugiados e migrantes nos empregos para os quais já estão qualificados, teríamos 33,8 mil milhões de euros de crescimento. Que desperdício”, lamenta a jovem empreendedora.

Foi a sua história, e em particular a dos seus pais, que a inspirou a fundar a Chatterbox, uma plataforma empresarial para o ensino de idiomas em que os professores são imigrantes e refugiados que precisam de apoio. “A nossa missão é erradicar as barreiras linguísticas para imigrantes, refugiados e para o talento nacional”, explica.

Hedayat acredita que “isto é também responsabilidade de empregadores éticos que querem contribuir” e que podem fazê-lo dando oportunidades de aprendizagem aos seus trabalhadores – mesmo para aqueles que são nativos. “Se forem para uma escola privada em Portugal, têm 1,5 vezes mais probabilidade de ter uma formação de qualidade em línguas”, exemplifica, lembrando que, cada vez mais, o domínio de vários idiomas é um fator competitivo numa economia global como aquela em que vivemos.

“Quando se aprende uma língua, muda-se uma vida. Bem, na Chatterbox, quando aprendes um idioma, mudas duas vidas”, remata.

Assista aqui à intervenção completa de Mursal Hedayat na Conferência BCSD Portugal 2024:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Integrar migrantes qualificados permitiria “33,8 mil milhões de euros em crescimento”, afirma Mursal Hedayat

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião