Bloco de Esquerda anuncia voto contra o Orçamento do Estado 2025
"É um orçamento que tira recursos de baixo para entregar em cima sem resolver nenhum dos problemas do país", justificou Mariana Mariana Mortágua, para anunciar que o Bloco vai votar contra o OE.
O Bloco de Esquerda (BE) vai votar contra Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), por considerar que o documento “cria desigualdades” e não resolve “nenhum dos problemas do país”, anunciou esta terça-feira Mariana Mortágua.
“Este é um orçamento que vira o país ao contrário. É um orçamento de desigualdades. É um orçamento que tira recursos de baixo para entregar em cima sem resolver nenhum dos problemas do país”, justificou a coordenadora bloquista.
Mariana Mortágua indica ainda que o BE se opõe ao “rumo de política que o Governo do PSD tem decidido” para o país e diz não compreender “como é que este orçamento, esta política, este rumo pode ser caucionado por partidos que dizem rejeitar esse caminho de direita”.
Apesar de anunciar o voto contra, o Bloco de Esquerda garante que vai a São Bento reunir-se com o primeiro-ministro e que apresentará o caderno de encargos do partido.
Luís Montenegro vai receber na sexta-feira todos os partidos com assento parlamentar, tendo em vista dar o “tiro” de partida das negociações do OE2025, que tem que ser entregue na Assembleia da República até 10 de outubro, e num contexto em que o Governo da Aliança Democrática é minoritário.
Ainda antes da divulgação destes encontros pelo gabinete do Chefe de Governo, o líder do Chega tinha anunciado que o partido foi convidado pelo Executivo para uma reunião na sexta-feira sobre o Orçamento do Estado e avisou que o Governo “deve decidir rapidamente com quem e de que forma quer fazer as negociações”. “Isto não significa que o Governo não tenha que ouvir todos e que negociar com todos”, indicou André Ventura, sublinhando que impossível ter um Orçamento que agrade ao Chega e ao PS”.
(Notícia atualizada pela última vez às 18h36)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bloco de Esquerda anuncia voto contra o Orçamento do Estado 2025
{{ noCommentsLabel }}